ESTUDANTES DESVENDAM MISTÉRIOS DA FLORESTA NA II SEMANA NACIONAL DE C&T

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

07/10/2005 - Com sede de conhecimento, os alunos da Escola Paulo Freire chegaram prontos para um passeio na floresta da Embrapa Acre (Rio Branco/AC) Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Lápis e papel na mão, eles anotaram cada observação que o pesquisador Luciano Arruda Ribas fazia a respeito da complexa relação entre seres vivos nesse ecossistema e o papel dos recursos hídricos para manutenção da vida. A atividade fez parte da programação da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em todo o país até o dia 9 de outubro.

“Na floresta um depende do outro. Por isso, se a gente queima, desmata ou bagunça, a natureza fica em prejuízo e isso afeta o homem”, concluiu o estudante Javan da Silva Souza, 11 anos. A opinião recebeu a contribuição de Raíne Amaral Barroso, 10 anos, que afirmou: “a gente tem que pensar bem no que está fazendo porque se eu poluo um igarapé aqui, a sujeira vai para o Rio Acre que cai no Rio Purus e segue para o Rio Solimões até chegar no Rio Amazonas. Todo mundo fica prejudicado”.

O fogo foi outro tema muito presente na caminhada. Mesmo porque os estudantes passaram por um trecho próximo aos 50 hectares atingidos pelas queimadas acidentais esse ano. “Na floresta Amazônica podemos encontrar até 400 diferentes espécies arbóreas em apenas um hectare. Em florestas de clima de temperado esse número não passa de 10. No entanto, são poucas as plantas que resistem ao fogo e a seleção natural o que leva à perda da biodiversidade”, explicou Ribas.

Para a professora de português Carla Roque Maia, que acompanhou o grupo, tirar os alunos da sala de aula fortalece o aprendizado e a amplia a percepção de mundo. “Aqui eles fazem uma ponte entre teoria e prática com a reflexos nas experiências de vida e isto estimula a produção de textos onde podemos trabalhar vocabulário, verbos, clareza e raciocínio”.

A II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas com a finalidade de destacar a importância da ciência na vida de cada cidadão. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia que em seu site (http//www.semanact2005.mct.gov.br) o registro de todas as atividades que estão acontecendo no país. No site da Embrapa Acre (http://www.cpafac.embrapa.br) há informações sobre os eventos programados para o Estado.

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Soraya Pereira)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.