CONAMA VOTA RESOLUÇÃO SOBRE APPs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2005

13/10/2005 - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) vota nos dias 18 e 19, em Brasília, a proposta de resolução sobre o uso das Áreas de Proteção Permanente (APPs). No encontro, também serão apresentados os resultados das reuniões ocorridas nas cinco regiões do País. Os debates ocorreram em Porto Alegre (23/9), Belém (27/9), Belo Horizonte (3/10), Recife (7/10) e Goiânia (10/10), quando representantes dos governos federal, estadual, municipal, Ministério Público Federal, organizações não-governamentais e sociedade civil discutiram as 102 emendas propostas ao texto-base da resolução.

MMA/Conama
A proposta de resolução define situações de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto para retirada de vegetação em margens de rios e lagos (naturais ou artificiais), nascentes e olhos d´água, veredas, topos de morros, áreas indígenas, regiões muito inclinadas, manguezais e dunas.
O diretor do Conama, Nilo Diniz, disse, em Goiânia, que são boas as expectativas para a votação do tema. "Estabelecer um diálogo sobre a resolução entre todas as propostas, por mais diferentes que sejam, será um desafio histórico", disse. Durante o encontro, Diniz informou que o debate sobre APP continuará. "Outra resolução sobre a recuperação dessas áreas em reservas legais deve ser discutida
no próximo ano", completou. O secretário-executivo interino do Ministério do Meio Ambiente, Sílvio Botelho, que também participou do encontro na capital goiana, destacou a importância das discussões públicas para que a matéria possa ser decidida com legitimidade. "Esse é um processo de criação de normas de forma participativa e transparente. A natureza é diversa, por isso devemos envolver todos os atores com foco na coletividade", disse.
As APPs são protegidas pela legislação federal desde1934(Decreto 23.793) e também pelo Código florestal (1965). O Conama debate proposta de resolução sobre o tema desde 2001, de acordo com o que foi estabelecido pela Medida Provisória 2166-67.
Essas áreas vêm sendo degradadas por atividades econômicas como agricultura, pecuária e mineração, ocupações urbanas e até mesmo por desinformações.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: MMA/Conama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.