PRÊMIO CRIADO PELO CIEE E ESTADÃO É CONCEDIDO A AMBIENTALISTA HISTÓRICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Outubro de 2005

14/10/2005 - Paulo Nogueira-Neto recebeu hoje (14/10) o prêmio Professor Emérito 2005 - Troféu Guerreiro da Educação, concedido anualmente pelo Centro de Integração Empresa-Escola/CIEE em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, para homenagear personalidades de destaque na área de educação.

Pedro Calado
Pedro Calado
Estiveram na cerimônia, realizada no auditório do jornal, figuras de destaque no meio político, como Cláudio Lembo, vice-governdor do Estado e Romeu Tuma, que coordena a comissão de Educação e Cultura do Senado Federal; empresários de projeção no na economia nacional, como Antônio Ermírio de Moraes e Paulo Setubal, assim como intelectuais de renome, como o professor Paulo Vanzolini, que recebeu o mesmo prêmio em 2004.

Recebido pelo presidente do Conselho do CIEE, Paulo Nathanael Pereira de Souza e seu presidente executivo, Luiz Gonzaga Bertelli, Paulo Nogueira-Neto também foi homenageado pelo anfitrião do evento, Ruy Mesquita, diretor responsável pelo Jornal O Estado de São Paulo e por Mário Amato, ex-presidente da Fiesp e fundador do CIEE.

Na platéia lotada estavam, ainda, diversos representantes das indústrias, de entidades ambientais e ONGs. Paulo Nogueira-Neto declarou-se duplamente feliz por estar sendo premiado por aquilo que mais gosta de fazer, que é exercer a função de formador de diversas gerações que, segundo ele, têm o privilégio de representar a elite da causa ambiental.

Apontado como o criador do conceito que deu origem ao desenvolvimento sustentável, em todas as declarações dos oradores, Nogueira-Neto atribuiu parte do sucesso na sua jornada profissional a opção pelo diálogo e ao esforço para não alimentar inimizades. Relatou também situações paradoxais que viveu como o primeiro Secretário do Meio Ambiente do governo federal, quando teve que lidar com o projeto de construção de oito usinas nucleares, todas projetadas para serem instaldas em áreas de proteção ambiental. O exemplo-símbolo da resitência ao programa atômico brasileiro, a reserva ecológica da Juréia, segundo o professor acabou sendo beneficiada pela proposta que acabou sendo derrubada, mas que contribuiu para ampliar a área que hoje se mantém como um dos grandes parques ambientais de São Paulo.

Entre os inúmeros projetos pelos quais foi responsável, Paulo Nogueira-Neto criou 23 reservas ecológicas, intercedeu contra a exploração devastadora da floresta amazônica e contribuiu para a criação de programas que buscam opções para conter o aquecimento terrestre e para promover o desenvolvimento, sem acabar com os recursos naturais.

CARREIRA

Titular da cadeira de Ecologia na Universidade de São Paulo, entre 1972 e 1988, quando se aposentou, Nogueira-Neto formou-se inicialmente pela Faculdade de Direito São Francisco e depois em História Natural na USP, onde também obteve o doutorado em Ciências.

Durante diversos anos de suas atividades acadêmicas deu cursos sobre o comportamento dos animais sociais, ecossistemas terrestres e mudanças climáticas, sendo um dos fundadores do Departamento de Ecologia Geral no Instituto de Biociências da USP e um dos pioneiros na área ambiental. Por sua reconhecida experiência na área, desempenhou diversas atividades e exerceu cargos públicos, sendo o responsável pela criação do sistema ambiental no País, como Secretário Federal do Meio Ambiente, no período entre 1974 e 1986. Posteriormente foi nomeado Secretário do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, cargo que ocupou de 1986 1988.

Chefiou ou participou de várias delegações oficiais brasileiras, recebendo a Ordem de Rio Branco e sendo eleito vice-presidente do Programa "O Homem e a Biosfera", da UNESCO, por duas vezes. Recebeu também o Prêmio Paul Getty, considerado a principal láurea mundial no campo da conservação da Natureza, e o Prêmio Duque de Edinburgh, da WWF Internacional, mantendo-se sempre atuante nos principais movimentos ambientalistas do Brasil e do Mundo.

Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente/CONAMA, do Conselho do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo/CADES, presidiu também o Conselho de Administração da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental/CETESB, do qual é conselheiro desde 1995.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.