DÉCADA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GANHA PÁGINA NA INTERNET

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

21/10/2005 - Aproveitando a data comemorativa do Dia das Nações Unidas, 24 de outubro, o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, inaugura nesta segunda-feira página na internet com mais de 80 documentos, produzidos em vários países, sobre a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, instituída em janeiro deste ano.
O objetivo é disponibilizar o maior número possível de informações, em português, sobre a iniciativa das Nações Unidas. Os textos, apresentados em seqüência cronológica, permitem traçar a trajetória histórica do surgimento da educação para o desenvolvimento sustentável até a oficialização da Década.
Em www.deds.cjb.net , estão disponíveis tratados, declarações, cartas de compromisso, resoluções e manifestos sobre a Década, além de documentos relativos às iniciativas a serem integradas na implementação da proposta, como a Década das Nações Unidas da Alfabetização, o Plano de Ação de Dakar de Educação para Todos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A página contém também propostas e projetos de implementação dessas iniciativas, adaptados à realidade brasileira e/ou latino-americana e arquivos complementares como livros, relatórios e apresentações em power point.
Os principais documentos são acompanhados de sinopses e todos os arquivos podem ser baixados. Os interessados encontrarão ainda uma seção com atalhos úteis para páginas semelhantes, na internet, com informações produzidas por outras entidades.
De acordo com o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, a página foi concebida para democratizar a informação, auxiliar a formação de coletivos educadores e dar subsídios à formulação e gestão de políticas educativas voltadas à sustentabilidade. Quanto às críticas a respeito da conveniência ou não da substituição do vocábulo educação ambiental por educação para o desenvolvimento sustentável , Sorrentino afirma que a transparência e a democratização das informações tornam-se ainda mais estratégicas para qualificar a compreensão e o debate em torno dos limites e possibilidades da iniciativa das Nações Unidas.

 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.