IBAMA CONTROLA INCÊNDIO NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

informa.19/10/2005 – O incêndio que devastou 2,3 mil hectares do Parque Nacional da Serra do Cipó, no município mineiro de Jaboticatubas, já foi controlado. A informação é do chefe do parque, Henri Collet. Segundo ele, 21 brigadistas contratados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 11 voluntários conseguiram extinguir os dois focos que atingiam o parque há dois dias. A ação contou com o apoio de helicópteros cedidos pelo Instituto Estadual Florestal (IEF) e de 12 policiais militares.

Para Collet, a integração das equipes foi importante no combate ao fogo. "Toda a equipe foi fundamental porque, com o helicóptero e as 'helibolsas' (bolsas gigantes de água, carregadas pelos helicópteros), conseguimos retirar a água dos rios e lagos e lançar sobre o incêndio", explica. O clima seco, os ventos e as altas temperaturas registradas nesta época do ano na região são fatores que contribuem para a propagação de queimadas na área de proteção ambiental, caracterizada pela vegetação rasteira e de campo rupestre (vegetação comum em terrenos montanhasos, a altitudes elevadas).

O diretor descarta a possibilidade de queima controlada como causa do incêndio. Ele acredita que a ação de fiscalização do Ibama sobre pecuaristas da região motivou incêndio criminoso. "Há dois anos, o instituto determinou a retirada de todo o gado existente na área do parque. Mas, há aproximadamente 15 dias, localizamos uma pequena boiada com 30 cabeças de gado. Quando solicitamos que o proprietário retirasse os animais do local, percebemos que, logo em seguida, o fogo teve início", conta ele.

O fogo que destruiu uma área equivalente a dez quilômetros quadrados de extensão também prejudicou a fauna e a flora encontrada dentro do parque nacional. O diretor diz que animais como o pássaro joão-cipó, encontrado somente na região, assim como outras espécies ainda não estudadas, possivelmente foram bastante afetados pelo incêndio. "O joão-cipó, os perdizes e as codornas foram os grandes prejudicados", explica.

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui uma área de 31,73 mil hectares. Segundo Henri Collet, incêndios sempre foram constantes na região. Há dois anos, 6,3 mil hectares foram devastados por conta do fogo. Em 2004, a área atingida foi de 290 hectares. "Esperávamos bater este recorde. Mas a queima dos últimos dias alcançou em 10 vezes a nossa meta",

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Fernanda Muylaert
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.