PROGRAMA DE MATA CILIAR É DIVULGADO PARA COMUNIDADE DA BACIA DO ARROIO DOS RATOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2005

20/10/2005 - O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoverá reunião com a comunidade de Barão do Triunfo, nesta quinta-feira (20), para divulgação do Programa de Restauração de Mata Ciliar. O encontro foi solicitado pela Emater e acontecerá a partir das 14 horas, na Associação Santos Dumont, na localidade de Passo Grande. Reuniões anteriores ocorreram em Sertão de Santana e Mariana Pimentel.

O Programa de Restauração de Mata Ciliar, desenvolvido pela Sema, conta com a parceria do Rotary -Distrito 4680 que criou o subprograma para as Matas Ciliares do Arroio dos Ratos. No primeiro semestre deste ano foi realizado um diagnóstico preliminar, por técnico do Defap, que fixou como meta inicial a restauração das áreas das principais nascentes do Arroio dos Ratos, nos municípios de Dom Feliciano e São Jerônimo, e de seus mais importantes contribuintes, que são os arroios dos Cachorros e dos Colombos, em Barão do Triunfo, Mariana Pimentel e Sertão de Santana.

O técnico do Defap, Renato Corte Real, que acompanha o programa na Bacia Hidrográfica do Arroio dos Ratos, afirma que nesta região há muitas lavouras de fumo. “Essa cultura tem sido feita sem preocupação com as áreas protegidas, ocupando terras até a beira da sanga e próximo às nascentes. Isso, além de ser ilegal, provoca a degradação dos cursos d’água pela erosão e pela contaminação por agrotóxicos”, explica Corte Real.

Outra ação do Programa tem sido a atuação junto às empresas florestadas na área de abrangência da Bacia do Arroio dos Ratos, visando a restauração das Áreas de Preservação Permanente. Conforme Corte Real, já há duas empresas com projetos aprovados, para implantação dentro de sete anos.

Além da reunião com a comunidade nesta quinta-feira, os técnicos do Defap estarão se reunindo no dia 3 de novembro com os Promotores de Justiça das comarcas da Bacia do Arroio dos Ratos para tratar do Programa.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.