TURISMO NO BRASIL TEM CRESCIMENTO CONSTANTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

18/10/2005 - O turismo no Brasil apresenta um cenário nunca antes registrado, com índices de crescimento constante em geração de divisas e em desembarques internacionais e nacionais. No ano passado, o turismo foi o sexto produto na balança de exportações. O desempenho de janeiro a julho deste ano, com uma receita de US$ 2,1 bilhões, levou o turismo para a terceira posição, atrás apenas do minério de ferro e da soja em grão. Agosto foi o melhor mês no ingresso de dólares de turistas, elevando o acumulado do ano para US$ 2.526 bilhões.

Esses valores são contabilizados pelo Banco Central a partir das trocas cambiais oficiais e gastos em cartões de crédito internacional. A meta do Plano Nacional de Turismo (PNT) para 2005 é uma receita de US$ 5,6 bilhões, considerando também os dólares contabilizados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no final do ano, que leva em conta gastos não oficiais.

Esses são alguns dos números apresentados pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, durante o Almoço do Empresário promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nesta terça-feira (18/10). Convidado pela Associação, o ministro analisou o desenvolvimento do turismo brasileiro no mercado nacional e internacional e falou dos objetivos e ações do MTur na Semana do Turismo do Rio de Janeiro. De 24 a 30 de outubro, a cidade vai sediar o Segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - Destinations2005 e a Feira das Américas – ABAV 2005, quando se espera a participação de mais de três mil pessoas de várias partes do mundo.

Roteiros do Brasil – As cidades do Rio de Janeiro e Búzios, juntas, recebem mais de 40% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2003. O Rio está em primeiro lugar, seguida de São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Foz do Iguaçu, Búzios, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte. Esse ranking mostra que o mesmo turista pode ter visitado mais de uma cidade durante sua estada no país. Até o final do ano, a Embratur estará divulgando o novo Anuário Estatístico, com informações relativas ao ano de 2004. Os países que mais mandaram turistas ao Brasil, em 2003, foram a Argentina, os Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Portugal.

E o Ministério do Turismo trabalha para ampliar a oferta de produtos turísticos e atrair mais turistas. Vem implementando o Programa de Regionalização do Turismo, em parceria com todas as unidades da Federação e a iniciativa privada. Em junho passado, foi apresentado o primeiro resultado desse trabalho. No Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo, foram divulgados 451 produtos de 134 roteiros turísticos em vários segmentos. O sucesso do evento se revela no público visitante (108 mil pessoas), no número de expositores (3,9 mil), nas rodadas de negócios que tiveram a participação de 348 agências de viagem e 111 operadores. No Salão foram vendidas 24 mil peças do artesanato exposto por 270 associações de artesãos de todos os roteiros.

Investimentos – A associação do turismo com o artesanato é uma das ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo. Como o esforço que vem sendo feito na capacitação profissional e empresarial para melhoria da qualidade dos serviços prestados no setor, cujas atividades envolvem recursos da ordem de US$ 20,26 milhões. Mais de 80 mil profissionais e empresários estão sendo ou foram qualificados. O MTur também desenvolve o Programa Alimento Seguro, em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para garantir práticas saudáveis no manuseio e armazenamento de alimentos: são 1.000 restaurantes, 1.500 quiosques e 4.000 profissionais.

Até 2008, grupos nacionais e estrangeiros estarão investindo recursos da ordem de US$ 3,4 milhões na ampliação da oferta hoteleira em todas as regiões brasileiras. São 137 empreendimentos que aumentarão em 24.139 apartamentos a capacidade hoteleira. Esses investimentos significam a oferta de 16 mil empregos diretos e 70 mil indiretos.

Neste ano, também aumentaram os créditos para o turismo oferecidos pelos bancos oficiais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e BNDES). De janeiro a junho, a soma de financiamento disponível foi de R$ 1.065 milhão, contra R$ 591 mil no mesmo período do ano passado, ou seja, 80% de aumento.

Turismo internacional – A ação sistemática e planejada da Embratur, que passou a cuidar exclusivamente da promoção do Brasil no exterior, não só tem provocado o aumento de turistas estrangeiros como também de eventos internacionais realizados no País. De acordo com o ICCA (International Congress and Convention Association), o Brasil saltou do 21º lugar em 2002 para o 14º em 2004 no ranking de países que realizam eventos internacionais. O Brasil realizou 106 eventos no ano passado e é o único país da América Latina a figurar entre os 20 maiores receptores desse tipo de atividade.

Os desembarques em vôos internacionais somaram, de janeiro a agosto deste ano, 4.556.617 passageiros, número 15,1% superior ao mesmo período de 2004. Esses números incluem estrangeiros em visita ao país e brasileiros em retorno de viagens ao exterior. Há 32 meses consecutivos vem aumentando a quantidade de desembarques internacionais. A meta do PNT é de que o país receba, até o final do ano, 5,8 milhões de turistas estrangeiros. É importante destacar que os vôos não-regulares (charteres), que transportam exclusivamente estrangeiros, tiveram maior destaque em crescimento: 251.301 passageiros desembarcaram nos oito meses deste ano, 18,08% a mais do que o mesmo período em 2004.

O número de desembarques de passageiros em vôos nacionais chegou a 28.043.974 nos oito meses deste ano, o que mostra um crescimento bastante expressivo, de 19,3%, em relação ao mesmo período de 2004. São 23 meses consecutivos de crescimento – desde outubro de 2003 – considerando-se o acumulado de 12 meses. Esses dados, contabilizados pela Infraero (Empresa Brasileira Aeroportuária), mostram que os brasileiros têm viajado mais de avião dentro do próprio país, mesmo fora do período de férias. Maior oferta de vôos e preços atrativos têm permitido mais acesso e opção de escolha para viagens de lazer, de negócios ou familiares. A meta do PNT para este ano é de 44 milhões de desembarques domésticos.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa (Márcia Brandão)
 
 
 
 
 
 

 

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