COMISSÃO APROVA PROJETO DE REPOSIÇÃO FLORESTAL EM ÁREAS DEGRADADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

26/10/2005 - O projeto de lei que altera o Código Florestal para permitir a reposição e a recomposição de reserva legal mediante o plantio de palmáceas em áreas alteradas foi aprovado nesta quarta-feira (26), em decisão terminativa, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A matéria (PLS 110/05), de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), recebeu emenda do relator ad hoc, o senador César Borges (PFL-BA), a partir de sugestões apresentadas pelos senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Sibá Machado (PT-AC).

A emenda determina que, no caso de reposição florestal, deverão ser priorizados os projetos que contemplem a utilização de espécies nativas ou outras espécies, além do plantio de palmáceas nativas ou exóticas, destinadas à exploração econômica, atendido o zoneamento econômico e ecológico do estado e os critérios estabelecidos pelo órgão ambiental competente. O projeto original previa apenas a utilização de palmeiras exóticas e nativas nas áreas degradadas.

Na justificativa da matéria, Flexa Ribeiro ressalta a importância econômica do projeto e argumenta que a proposição não pretende alterar o regime de exploração das áreas de reserva legal em que há floresta nativa ou modificar a forma de conservação das áreas de preservação permanente. A proposta, segundo ele, oferece ao proprietário rural uma opção a mais para a recomposição florestal a que está obrigado por lei.

- O processo de reposição da cobertura vegetal pode ser acelerado com o plantio de palmeiras como o dendezeiro, o açaí e a pupunha, dentre outras. Essas culturas possibilitam benefícios para os produtores rurais, gerando emprego e renda, auxiliando na fixação do homem no campo e reduzindo as pressões migratórias sobre as metrópoles já inchadas - ressaltou Flexa Ribeiro, ao lembrar da importância do projeto para a produção de biodiesel.

 
 
Fonte: Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.