FIM DO MUNDO?

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Outubro de 2005

Careiro, 23.10.05

Antes de regressar a Manaus, voltamos ao lago do Rei, no Careiro, onde havíamos iniciado nossa jornada. Nosso objetivo agora é coletar novos depoimentos de comunitários sobre o que se passou por ali nas últimas semanas. Agora a situação está um pouco menos dramática. Embora a água ainda esteja baixa e tenha o cheiro podre, os peixes mortos já deixaram o canal, chegando ao leito do rio Amazonas.
“Essa seca, durante eu viver, foi a maior que eu vi. Quando vim para o igarapé do Rei eu contava quatro anos de idade. E eu já estou com 46 anos”, conta Cleonice da Costa, moradora da Vila dos Reis, localizada na entrada do canal que leva ao lago de 12 mil hectares, hoje reduzido a pequenos espelhos d’água que, somados, não passam de 1.000 hectares. “A mortandade de peixe, também, nunca tinha visto. Todos os anos morre peixe, mas este ano foi demais.

Foi a maior seca que teve, a maior mortandade no igarapé dos Reis”. Para dona Cleonice, a seca de 2005 é um prenúncio do fim do mundo. “Os parentes do meu esposo moram no Cambixi (do outro lado do lago). Eles passam por aqui com as canoinhas cheias de peixe e falaram que os peixes estavam morrendo lá no lago. Aí foi que nós pegamos nossa canoa, nossos utensílios, e fomos todos pro lago, né?
Chegando lá era uma mortandade de peixe que fazia pena e uma seca muito feia mesmo. Começamos a zagaiar, matar os peixinhos, para aproveitar antes de estragar de vez. Trouxemos nosso barquinho, cheio de peixe: muito surubim, pescado, curimatã.”

“Depois foi que começou a descer pra cá, aquela mortidão de peixe. Ficamos só olhando passar. E urubu demais. Se não fosse os urubus, a gente não agüentava. Aquele cheiro de podre. Dificultava a gente respirar. Durante a semana toda foi essa podridão e a gente só carregando as canoinhas com água lá no rio, pra lavar roupa, cozinhar o alimento, aguar os canteiros, lavar a casa. A gente ia lá fora no meio do rio Amazonas, correndo o risco de alagar a canoa”.

“Eu tenho pra mim que isso que tá acontecendo é uma provação de Deus. Que Deus disse que quando fosse para vir o fim do mundo iam aparecer muitas coisas. Eu fico muito assustada com essa seca. Essa seca medonha e esse verão medonho estão dizendo tudo”. Pode não ser o fim do mundo. Mas um retrato do que pode ser o futuro da Amazônia.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.