FÓRUM DISCUTE PAPEL DA MÍDIA PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

26/10/2005 - Dentro da programação do 2º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo – Destinations 2005, profissionais de comunicação de diversas partes do mundo debateram nesta terça-feira, dia 25, o papel da mídia para o desenvolvimento sustentável do turismo. O gerenciamento de crises e a promoção do turismo sustentável na mídia foram os temas discutidos ao longo do dia. O Fórum acontece até esta quarta-feira, 26, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, que concluiu as discussões em sessão transmitida simultaneamente para todas as salas do Fórum, destacou dois pontos como fundamentais: a
migração da propaganda para a informação, acompanhando as mudanças dos hábitos dos consumidores, e a relação de transparência, e conseqüente credibilidade, dos agentes do setor com a mídia. “O processo de decisão do cliente, hoje, é influenciado muito mais pela informação do que pela propaganda, como era há trinta anos. Com as novas tecnologias, a demanda por informação atinge níveis jamais vistos. São necessárias respostas rápidas e qualificadas”, comentou.

Os debatedores concordam que a imprensa é um dos atores que podem colaborar para o desenvolvimento sustentável do turismo. Para o diretor da Counterpart International, Lelei Lelaulu, cuja organização lida
freqüentemente com autoridades do Caribe, região que vem recentemente sofrendo com furacões, o importante – em situações de desastre – é que as autoridades e agentes do setor rapidamente façam chegar informação à
imprensa. Ele cita o exemplo da comunicação feita pela Indonésia à época das primeiras explosões em Bali. “Concentraram a informação na mídia internacional, mostrando que áreas turísticas não haviam sido afetadas e estavam aptas a retomar atividade. A indústria do turismo deve trabalhar com o poder público para falar com a mídia, que também é ferramenta para o desenvolvimento”, disse.

Já o alemão Klaus Betz, ligado ao Instituto para o Turismo e Desenvolvimento de Munique (Alemanha), disse que o papel da mídia é o de cobrir o fato com responsabilidade, fornecendo o máximo de dados possível, no menor espaço de tempo. “As autoridades são responsáveis por gerenciar a crise e encontrar soluções, fornecendo informação com agilidade à imprensa”. Segundo Betz, o convite de jornalistas para visitar os locais afetados semanas depois do “desastre é algo que contribui para poder verificar o trabalho feito pelas autoridades”.

Dentro do tema Promovendo o Turismo Sustentável na Mídia, foram discutidas experiências interessantes de novas formas de promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. O diretor da Skema Inteligence Numérique, Mathias Gerard comentou a importância da tecnologia como uma ferramenta de disseminação de destinos turísticos. Apresentou o caso da cidade costeira da França Baie de La Somme, que é objeto de um projeto de referencial geográfico multimídia. Inclui apresentações de vídeo, imagens e textos, sendo um eficiente método de
exposição do destino a partir de sua história, cultura e gastronomia. É uma alternativa de baixo custo que pode ser replicada em outras partes do mundo.

 
 
Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

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