REPRESENTANTES DA CAATINGA E DO CERRADO BUSCAM SOLUÇÕES CONJUNTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

27/10/2005 - O diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Kageyama, destacou hoje a participação das comunidades tradicionais e de pesquisadores no seminário que debate, em Crato (CE), o uso e conservação da Caatinga e do Cerrado.

Promovido pelos ministérios do Meio Ambiente do Brasil e da Alemanha, o encontro termina amanhã, ocasião em que serão apresentadas e aprovadas conclusões e propostas de políticas públicas para os dois biomas. Também serão definidas recomendações para a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que acontece em março de 2006 em Curitiba (PR).

Para Kageyama, unir representantes dos dois biomas, pela primeira vez, é extremamente favorável. "A discussão sobre os problemas da Caatinga e do Cerrado sempre foi feita de forma separada", disse. Segundo o coordenador, existem experiências de pequenos produtores em ambos os biomas que são plenamente favoráveis para o desenvolvimento sustentável, para o uso e a conservação ambiental e para minimização da pobreza. "A expectativa é de que surjam do seminário propostas que possam orientar as nossas políticas públicas", completou.

As palestras realizadas hoje são ministradas por representantes de comunidades tradicionais da Caatinga e do Cerrado, especialmente quilombolas e indígenas. Utilizando seus conhecimentos sobre espécies nativas, tanto de plantas como de animais, essas comunidades desenvolvem atividades auto-sustentáveis, agredindo de forma reduzida o ambiente em que vivem.
O Centro Irradiador do Manejo da Agrobiodiversidade, da Diretoria de Conservação da Biodiversidade do MMA, apóia desde 2004 essas comunidades com a instalação de pólos nas cinco regiões do País. A iniciativa do Ministério atende grande concentração de agricultura familiar em comunidades indígenas e quilombolas, que utilizam sementes crioulas (variedades de feijão, milho, mandioca, inhame).

 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.