PESQUISADORES ANALISAM ALTERNATIVAS PARA O USO DE RESÍDUOS DO PÓS-COLHEITA

Panorama Ambiental
Brasília (DF)– Brasil
Novembro de 2005

03/11/2005 - Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP) e o Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realizarão nos dias 10 e 11 de novembro, uma oficina de trabalho para analisar e discutir alternativas de uso para a palhada que sobra da colheita de sementes de capim.

Essa palhada tem sido um grande problema ambiental para os produtores de sementes de capim que, por falta de alternativas, queimam esse resíduo. O evento é dirigido a técnicos, produtores de sementes e ambientalistas e terá a participação de especialistas brasileiros e da Irlanda. O problema da palhada também ocorre nas lavouras de cana-de-açúcar e as usinas de açúcar, as destilarias de álcool e os produtores de cana têm demonstrado interesse em solucionar essa questão.

Anualmente são produzidas, no Brasil, cerca de 2 milhões de toneladas desse tipo de palhada. O encontro vai analisar e avaliar o potencial de uso desse resíduo, com apresentações de especialistas e de produtores de sementes de capim. Dentre as alternativas a serem avaliadas estão o uso desse tipo de palhada no plantio direto; na produção de energia; na produção de compostos orgânicos; na alimentação de ruminantes; em cama de aviários, além do potencial de sua utilização na obtenção de produtos químicos.

O resíduo da colheita de sementes de capim caracteriza-se pelo grande volume, pela baixa digestibilidade para animais ruminantes e pelo baixo teor de proteína bruta, características que limitam a sua utilização na alimentação de bovinos. A identificação de alternativas de utilização e descarte da palhada têm grande potencial de impactos positivos, dos pontos de vista econômico, ambiental e social.

A produção e a comercialização de sementes de capins tropicais é atividade de grande expressão econômica no Brasil, com estimativa de mercado interno de cerca de 100 mil toneladas anuais, num valor de 150 milhões de dólares. O Brasil é o maior exportador, produtor e consumidor mundial de sementes de capins tropicais. As principais regiões produtoras são Auriflama, Cássia dos Cocais e Ribeirão Preto (SP); Rio Verde - GO; Prata, Tupaciguara e Unaí - MG; Camapuã - MS; Rondonópolis - MT e Luiz Eduardo Magalhães - BA.

A oficina de trabalho tem a parceria do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia, da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (Unipast), da Associação Brasileira de Produtores de Sementes e Mudas (Abrasem), e a participação da Embrapa Cerrados (Brasília - DF), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos - SP), Embrapa Solos (Rio de Janeiro - RJ) e Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC).

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Vera Scholze Borges e Jorge Reti)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.