SEMA INICIA RECADASTRAMENTO DOS PESCADORES PROFISSIONAIS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

04/11/2005 – Após o levantamento realizado pela força-tarefa “Operação Cardume” que culminou na suspensão de 1,7 mil nomes da lista de pescadores profissionais da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), teve início ontem (3) o recadastramento de todas as pessoas que têm na pesca sua única atividade e fonte de renda, como determina a legislação. Pelos números da Sema são 1.284 pescadores aptos ao exercício da profissão e que agora têm o prazo de 30 dias para preencherem um formulário de quatro páginas que abrange todos os aspectos sócio-econômico do indivíduo.

Além de preencher o formulário, o pescador precisa apresentar os seguintes documentos: declaração de exercício profissional de pescador emitida pela Sema, certidões negativas ou declarações da Delegacia Regional do Trabalho, Prefeitura da cidade em que reside (enquadrando-o como profissional autônomo ou comerciário) e certidão da Junta Comercial provando que não tem empresa em seu nome, declaração de isento do Imposto de Renda, certidão negativa ou declaração de que não é beneficiário do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), cópia da autorização ambiental para pesca comercial da Sema, comprovante de residência atualizado, cópias do CPF, RG, carteira da Seap e foto recente.

Todos esses documentos, junto com o formulário devidamente preenchido, devem ser entregues até o dia 3 de dezembro diretamente na Superintendência de Pesca, no Parque dos Poderes, em uma das agências do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal) localizadas nas cidades de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Coxim, Bonito e Três Lagoas, ou ainda nas unidades da Polícia Militar Ambiental. Também nesses locais os pescadores podem ser retirados os formulários para preenchimento, bem como os modelos das declarações solicitadas.

De posse dessas informações o governo do Estado tem os subsídios necessários para monitorar a atividade e desenvolver projetos e ações que visem a melhoria nas condições de vida das famílias de pescadores. Nos próximos dias chegará à residência de cada pescador um comunicado convocando-o a fazer o recadastramento para continuar exercendo a profissão. O superintendente de Pesca da Sema, Thomaz Lipparelli, lembra que os estoques pesqueiros do Estado sofreram brusca redução nos últimos anos, o que interfere na renda e na qualidade de vida dos verdadeiros pescadores, que sobrevivem exclusivamente da pesca.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.