CERCA DE 90% DA MADEIRA PRODUZIDA NA AMAZÔNIA É ILEGAL, DIZ GREENPEACE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

13/11/2005 - Atualmente, 90% de toda a madeira produzida na Amazônia tem origem ilegal. A afirmação foi feita pela coordenadora do projeto Cidades Amigas da Amazônia da organização não-governamental (ONG) Greenpeace, Adriana Imparato, citando estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Adriana Imparato disse que 64% de toda a madeira produzida no Brasil é consumida pelo mercado interno. "Somos nós que estamos alimentando e financiando a destruição da floresta, comprando essa madeira", afirmou.

De acordo com as estimativas, um terço de toda a madeira produzida é consumida pela máquina do Estado. "A máquina do Estado está cometendo um crime ambiental comprando madeira de origem ilegal, de desmatamento", enfatizou Adriana. Por isso, o Greenpeace defende a criação de leis que regulamentem o consumo de madeira pelos órgãos públicos.

O estado brasileiro que mais compra madeira é São Paulo, que consome cerca de 15% de toda a produção do país. São Paulo fica à frente de todos os demais estados do Sul e Sudeste, que juntos consomem 27% da madeira produzida. Segundo Adriana, os maiores mercados consumidores são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e a região do Grande ABC paulista.

A coordenadora do projeto Cidades Amigas da Amazônia ressaltou a importância da preservação da floresta. Segundo Adriana, quase 17% da floresta amazônica já foram desmatados. "E os cientistas de todo o mundo dizem que, se chegarmos a 40% de desmatamento da floresta, vamos entrar num processo de desertificação que é irreversível", lembrou. Como exemplo das conseqüências do processo de degradação ambiental, Adriana citou a recente seca em determinadas áreas da Amazônia.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Érica Sato

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.