MINISTROS DO MEIO AMBIENTE DA AMÉRICA LATINA APROVAM PROPOSTA DA CETESB

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

11/11/2005 - O Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, em recente reunião realizada no início de novembro na cidade de Caracas, na Venezuela, aprovou proposta encaminhada pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Sanemaneto Ambiental, através do Ministério de Meio Ambiente, de fortalecimento das instituições voltadas para a difusão e o intercâmbio de informações relacionadas a gestão de substâncias químicas, considerando, principalmente a criação de uma rede latino-americana de proteção ao solo e gestão de áreas contaminadas.
José Jorge
A proposta, defendida pela Ministra Marina Silva, chegou ao conhecimento do MMA através do secretário de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Meio Ambiente, Victor Zular Zveibil, durante sua visita à Alemanha, junto com o presidente da CETESB, Rubens Lara e comitiva, oportunidade em que discutiram com representantes da GTZ - agente financeiro do governo alemão - uma possível cooperação técnica para a criação dessa rede de proteção do solo, inicialmente denominada de RELASOL, nos mesmos moldes do portal europeu para a gestão de solos e águas, remediação e revitalização de áreas contaminadas, conhecido como EUGRIS.
A degradação do solo e das águas subterrâneas causada pela atividade humana, representa para todos os países da América Latina um problema ambiental e econômico, principalmente nos grandes centros urbanos e nas áreas de uso intensivo de produção industrial ou de exploração de recursos naturais. A constante troca de informações por meio de uma rede poderá propiciar no futuro, segundo os especialistas da CETESB neste assunto, o estabelecimento de políticas públicas e a adoção de ações institucionais para equacionamento e solução dos problemas relacionados com a poluição do solo.

"O que estamos propondo é uma articulação entre os diversos atores ambientais como o Ministério do Meio Ambiente, CETESB, PNUMA, OPAS e entidades e organismos ambientais dos países da América Latina, visando estabelecer as condições financeiras e de cooperação para a implantação de um centro de referência nesta questão", defende o presidente da CETESB, Rubens Lara.

De acordo com a proposta idealizada pela agência ambiental paulista, inicialmente a RELASOL poderia operacionalizar um portal de informações e conhecimento, contendo bases de dados sobre áreas contaminadas, publicações, instituições e políticas nacionais, e outras informações já disponíveis dos países da América Latina e Caribe. Para o funcionamento dessa rede, seria necessário estabelecer um comitê gestor, que definiria os recursos humanos e equipamentos necessários, através de recursos financiados por um órgão internacional.

A CETESB, que já tem larga experiência na gestão de áreas contaminadas e águas subterrâneas no Estado de São Paulo, onde já foram identificadas pela agência ambiental 1.504 áreas comprovadamente contaminadas, poderia contribuir com a capacitação e treinamento de pessoal, na divulgação de instrumentos e procedimentos normativos e técnicos e gerenciais, na padronização de métodos analíticos e credenciamento de laboratórios e nas ações de emergência em áreas contaminadas.

 
 
Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.