PROJETO PREVÊ A RECUPERAÇÃO DE 1500 HECTARES DE MATAS CILIARES NO ESTADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

09/11/2005 - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA iniciou dia 5 de novembro passado, no Município de Gabriel Monteiro, na região de Araçatuba, o trabalho de recuperação de aproximadamente 100 hectares de área de mata ciliar ao longo do Córrego Barreiro.
José Jorge
A iniciativa faz parte do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo, que selecionou 15 projetos em cinco bacias, para promover a revegetação em uma área de 1.500 hectares num prazo de quatro anos. O objetivo do projeto, que vai investir US$ 7,7 milhões doados pelo Global Environment Facility - GEF, por intermédio do Banco Mundial, é de pesquisar modelos em diferentes biomas para orientar processos de restauração de mata ciliar, de educação ambiental, desenvolvimento de instrumentos econômicos para sua recuperação, conscientização de proprietários rurais e a criação de postos de trabalho e geração de renda.
O projeto tem o objetivo de, ao final de quatro anos, propor um programa de recomposição ambiental das áreas ripárias, revertendo o quadro de degradação de um milhão de hectares, ao longo de 120 mil km de margens de rios, lagos, nascentes e reservatórios.
José Jorge
O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, reforçando a dimensão ambiental do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH), que já investe US$ 11,82 milhões em mais 700 microbacias, desenvolvendo ações voltadas para a melhoria da produtividade das propriedades rurais. Segundo Helena de Queiroz Carrascosa, coordenadora do projeto, o trabalho é resultado de um exercício de adequação de interesses e, por se tratar de uma ação sistêmica, sua execução é integrada com outros órgãos estaduais, devendo trazer uma contribuição significativa para o aperfeiçoamento da gestão pública.Os 15 projetos estão sendo desenvolvidos nas seguintes bacias hidrográficas: Aguapeí, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Piracicaba-Capivari-Jundiaí e Tietê-Jacaré. Os resultados do projeto deverão se refletir por todo o Estado, com a difusão de informações, capacitação, oferta de sementes e de assistência técnica, promoção de instrumentos econômicos e institucionais para a recuperação
de áreas degradadas e a restauração florestal. Os projetos, definidos a partir de critérios estabelecidos junto com os comitês de bacias hidrográficas, serão desenvolvidos nestas 15 microbacias.
 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.