PROMANEJO REALIZA 5ª OFICINA DE INICIATIVAS PROMISSORAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Novembro de 2005

(09/11/05) - O Projeto de Apoio ao Manejo Florestal Sustentável na Amazônia - ProManejo realiza de 22 a 24 de novembro, em Belém, a 5.ª Oficina de Iniciativas Promissoras, que reúne executores de 53 projetos apoiados pela instituição. O ProManejo é um projeto do Programa de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7, executado pelo Ibama.

A oficina visa promover o intercâmbio técnico entre os projetos apoiados pelo ProManejo e tem como objetivos fornecer subsídios aos projetos quanto aos aspectos legais, técnicos e operacionais que envolvem o manejo florestal; apresentar algumas experiências dos projetos da primeira fase do Componente Iniciativas Promissoras e discutir as perspectivas para o manejo florestal comunitário; discutir alternativas para resolver os atuais entraves no que diz respeito à regulamentação, elaboração, aprovação e implementação dos planos de manejo florestal comunitário e promover a discussão sobre a consolidação de centros de treinamento em manejo florestal.

A programação do evento inicia às 13 horas do dia 22 e inclui temas como Legislação florestal e aspectos fundiários: procedimentos e entraves para projetos de manejo florestal; Organização e desafios para o Manejo Florestal Comunitário; Experiências e Perspectivas do Manejo Florestal em áreas de assentamento; Experiências e desafios para a implantação do manejo florestal comunitário em unidades de conservação de uso sustentável; Aproximação do saber da realidade de campo: desafios e oportunidades; Treinamento, assistência técnica e aperfeiçoamento nas práticas de manejo florestal; e Entraves e alternativas para a comercialização de produtos oriundos de projetos de MFC.

Para cada um destes temas estão programadas palestras que sobre experiências positivas na adoção do manejo florestal madeireiro e não madeireiro, seja comunitário ou empresarial, ou mesmo na disseminação dos cursos sobre manejo através de escolas técnicas, universidades e instituições de capacitação profissional que retratam em parte, os seis anos de existência do ProManejo.Encerrando o primeiro dia da oficina será lançado um vídeo sobre segurança no trabalho em práticas de manejo florestal produzido com recursos do ProManejo, por meio do Instituto Natureza Amazônica (INAM).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Anete Jeane marques Ferreira)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.