GREENPEACE LANÇA EXPEDIÇÃO DE 14 MESES PARA MOSTRAR AGONIA DOS OCEANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

18-11-2005 - Greenpeace lança expedição de 14 meses para mostrar agonia dos oceanos
Expedição marinha mais ambiciosa da história da ONG quer angariar apoio de 1 milhão de pessoas para estabelecer rede de reservas que englobe 40% da superfície dos oceanos

Para responder à ameaça sem precedentes de extinção em massa de espécies de flora e fauna marinha, o Greenpeace está lançando a expedição oceânica mais ambiciosa de toda a história da entidade, que vai começar com dois navios partindo da Cidade do Cabo, na África do Sul, no santuário de baleias do Atlântico Sul, onde a caça já proibida ainda é praticada. Em seguida, um dos navios vai cruzar quatro oceanos em 14 meses, mostrando as principais ameaças que os oceanos e a vida marinha enfrentam hoje.

“A perseguição às baleias é um ícone trágico do que vem acontecendo com nossos oceanos”, afirma Shane Rattenbury, responsável pela Campanha de Oceanos do Greenpeace. “Eles dão ao planeta metade de todo nosso oxigênio. Em troca, são sufocados com poluição e esvaziados por técnicas cada vez mais destrutivas de pesca e a extinção de várias formas de vida marinha. É hora de começar a defender nossos oceanos, para reverter esse quadro e garantir que as futuras gerações encontrem oceanos saudáveis”.

O Greenpeace luta pela criação de uma vasta rede de reservas marinhas para proteção da fauna e flora e recuperação da saúde dos oceanos, exigindo que 40% de sua superfície sejam declarados áreas de proteção. A entidade calcula que seria necessário gastar US$ 12 bilhões na implantação dessas reservas, o que representa a mesma quantidade que é gasta em perfumes anualmente pela Europa e Estados Unidos.

“O Brasil tem mais de oito mil km de costa, uma forte relação com o mar, e portanto, uma grande responsabilidade pela preservação deste bem da humanidade, que são os oceanos”, afirma Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil.

O Esperanza, o mais novo navio do Greenpeace, que vai cruzar os quatro oceanos, foi equipado com câmeras subaquáticas e computadores de última geração para que a tripulação mantenha contato direto em terra por onde o navio passa, enviando imagens e notícias por videoblogs e pelo recém-criado programa de TV do Greenpeace, transmitido pela Internet.

A expedição também vai mostrar a situação de ameaça de várias espécies de baleias, que, apesar da proibição mundial da caça, continuam sendo perseguidas. Neste ano, por exemplo, a Agência de Pesca do Japão dobrou a quota de pesca de espécimes da baleia minke e, no ano que vem, pretende permitir a caça de duas espécies que encontram-se ameaçadas de extinção.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.