MARINA PREVÊ QUE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA SERÁ 40% MENOR EM 2005

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2005

16/11/2005 – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, garantiu hoje (16) que o desmatamento na Amazônia será 40% menor em 2005 que ano passado. Ela explicou que o índice de desmatamento, de 27% em 2002, caiu para 6% em 2004 devido ao aumento na capacidade de fiscalização.

Marina avalia que a redução se deve a atuação do Ministério do Meio Ambiente em parceria com outros ministérios e órgãos fiscalizadores do governo federal. Ela explicou que o índice de desmatamento, de 27% em 2002, caiu para 6% em 2004 devido ao aumento na capacidade de fiscalização.

"Nosso desafio é fazer com que esta queda seja estável, sem novas altas no futuro, uma vez que a redução do nível de devastação das reservas florestais está associada ao combate às práticas ilegais de uso dos recursos naturais e ao incentivo do desenvolvimento sustentável", observou.

A ministra, que participou o Seminário Internacional de Agroecologia, falando sobre Desenvolvimento Local: Valorizando Saberes e Reconhecendo Direitos, também anunciou que encaminhou hoje à Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, parecer técnico contrário a modificação da lei que permite a instalação de usinas de álcool no estado.

"A produção no Pantanal mato-grossense não assegura condições de proteção ao ambiente, podendo haver contaminação do Aqüífero Guarani", afirmou Marina, ao também lamentar a morte do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que ateou fogo contra o próprio corpo em protesto a instalação de usinas de álcool no Pantanal. "Precisamos produzir energia, mas não em prejuízo ao meio ambiente."

Segundo ela, o conceito de agroecologia, mote do seminário, vem justamente ao encontro da noção de práticas agrícolas que respeitam os limites do ecossistema e a realidade dos recursos naturais. "Se a terra é bombardeada constantemente por defensivos agrícolas, vai perder a sua capacidade de produzir alimentos com qualidade", diz Marina.
"A agroecologia é o porto seguro do ponto de vista econômico, ambiental e social, o contraponto a modelos que não enfrentam os grandes problemas mundiais, como a fome."

Questionada sobre o projeto de integração do São Francisco, a ministra defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 524/02 que cria o Fundo para a Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e que permitirá investimentos de R$ 400 milhões por ano no saneamento do rio nos próximos 20 anos. "O projeto, do ponto de vista ambiental, é tecnicamente correto", assegurou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Shirley Prestes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.