MINISTRA ENCERRA II CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Novembro de 2005

15/11/2005 – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, veio a Campo Grande para encerramento da etapa estadual da II Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece desde ontem no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O vice-governador Egon Krakhecke, secretário de Meio Ambiente José Elias Moreira e o diretor do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Nereu Ramos, receberam a ministra no aeroporto, às 10h40, e acompanharam-na ao local do evento.

A ministra admitiu que não estava prevista sua vinda ao Estado, tendo sido motivada pelo episódio que resultou na morte do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, em protesto no sábado contra o projeto que prevê a instalação de usinas de açúcar e álcool na bacia do Alto Paraguai. Marina se solidarizou com os familiares e amigos do ambientalista, foi cautelosa e prudente, mas não deixou de tecer uma crítica sutil à atitude extremada.

“A causa tem que ser muito maior do que a vontade imediata de querer ganhá-la.” Boa parte de seu pronunciamento à plenária da conferência foi uma mensagem em que pediu calma e citou a própria história de luta, com muitos revezes e derrotas, como prova de que a persistência é o caminho mais seguro e certo para a vitória. Um exemplo lembrado pela ministra foi a quebra-de-braço que teve com o setor produtivo a respeito das sementes transgênicas, em que acabou derrotada.

“Espero que Deus nos dê sabedoria, não só com relação a esse caso, mas de tudo que está acontecendo. Quando a gente olha de cima para baixo não consegue ver o que está acima de nós. E acima de nós está um valor inquestionável que é o direito à vida, a um ambiente saudável, e precisamos fazer o que for necessário para mantê-lo, não o que é simpático.”

O vice-governador Egon Krakhecke também foi solidário aos familiares e amigos de Francisco Anselmo, lembrou que lutaram juntos na década de 80 quando havia uma proposição de instalar usina de álcool em Bodoquena, que na época seria o maior empreendimento dessa natureza no mundo. O vice-governador apelou para o público presente à conferência, que considerou “altamente qualificado” e que pode contribuir com sugestões para encontrar alternativas que sejam ambientalmente corretas e promovam o desenvolvimento do Estado.

A ministra concedeu entrevista coletiva, em seguida reuniu-se com representantes de organizações não governamentais e às 16 horas embarca com destino ao Rio Grande do Sul, onde participa da conferência local.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.