MINISTÉRIO E EMBRAPA JUNTOS PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

18/11/2005 - A partir da próxima segunda-feira (21/11), líderes comunitários, técnicos agrícolas e agrônomos da Bahia, da Paraíba, do Amapá e de Roraima, participarão, nos seus Estados, dos Seminários de Construção de Multiplicadores para o Programa Nacional do Biodiesel - a programação está no final do texto.

O objetivo dessa iniciativa da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional, é preparar profissionais para divulgar informações sobre o ciclo de produção da mamona, nos Estados do Nordeste, e do dendê, na Região Norte, incentivar a produção de biodiesel e gerar emprego e renda para a população. Cada seminário deverá capacitar, em média, 50 pessoas.

Os seminários, resultado do investimento de R$ 186 mil, são uma coordenados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da sua unidade Transferência de Tecnologia. "A idéia é que essa iniciativa tenha continuidade em 2006 com a capacitação dos próprios produtores", afirma o gerente do Departamento de Planejamento de Desenvolvimento Regional da SDR, Paulo Pitanga.

A programação dos seminários prevê aulas teóricas sobre técnicas de extração do óleo de mamona e de dendê; o uso e as aplicações; a escolha da área de plantio; sistemas de cultivo e de poda; métodos de controle de plantas daninhas, pragas e doenças e colheita e armazenagem. Os participantes também deverão fazer uma visita de campo para tirar dúvidas sobre os métodos apresentados no seminário.

Os palestrantes do evento, todos técnicos da Embrapa, também deverão abordar, durante os seminários, a importância econômica e as vantagens da produção de biodiesel, a história e as características do produto, a legislação brasileira sobre a produção de sementes e as potenciais conseqüências dessa atividade para o desenvolvimento regional.

Nos seminários da Bahia e da Paraíba, entre 21 e 25 de novembro, técnicos da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) deverão apresentar o funcionamento da Rede de Biodiesel do Nordeste, coordenada pela instituição, que é responsável pela articulação, divulgação e apoio a iniciativas de produção e de uso do biodiesel.

Entre os dias 21 e 23 de novembro, em Roraima e no Amapá, representantes da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) demonstrarão aos participantes dos seminários as linhas de crédito disponíveis para viabilizar a produção de biodiesel na Região.

Ministério da Integração Nacional e Embrapa promoveram, desde setembro, outros quatorze seminários em Minas Gerais e nos Estados das Regiões Norte e Nordeste, em locais escolhidos pela Embrapa devido ao potencial de produção de mamona e dendê. A meta é, ao final do ciclo de seminários, capacitar 400 técnicos.

"As idéias lançadas nos seminários já começaram a repercutir," relata o gerente de negócios da Embrapa para Região Amazônica, Rosildo da Costa. Esse técnico conta que, depois de palestra no Acre, um produtor de dendê decidiu ampliar sua lavoura em 100 hectares para produção de biodiesel a fim de diversificar a destinação da produção de óleo, antes exclusiva para sabonetes.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.