QUILOMBOLAS E ÍNDIOS DO VALE DO RIBEIRA SE UNEM PELO DIREITO À TERRA E CONTRA BARRAGENS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

17/11/2005 - Comunidades tradicionais realizam ato público neste final de semana para pedir a titulação de seus territórios, a garantia de educação e saúde nas aldeias e quilombos, e protestar contra a discriminação racial e a construção de barragens no rio Ribeira de Iguape.

Neste sábado, 19 de novembro, as comunidades quilombolas e indígenas do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, sairão às ruas da cidade de Registro em uma caminhada pela titulação de seus territórios, pelo direito à educação e saúde nas aldeias e quilombos, contra a discriminação racial e contra a construção de barragens no rio Ribeira de Iguape.

A preocupação com os impactos da construção de usinas hidrelétricas no principal rio da região sobre os modos de vida tradicionais das comunidades quilombolas e indígenas tem aumentado nos últimos meses. No começo de novembro o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto da UHE Tijuco Alto, a única barragem cujo processo de licenciamento está em curso, foi entregue ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

O encontro deste final de semana também tem como objetivo promover uma reflexão sobre a história dos povos indígenas e quilombolas e aprofundar o conhecimento sobre os seus direitos, além de propor uma discussão sobre a organização das comunidades tradicionais para a conquista da cidadania plena. Existem 12 aldeias Guarani e 50 comunidades quilombolas em todo o Vale do Ribeira. “Precisamos que nossos territórios sejam reconhecidos e demarcados”, diz o guarani Ricardo Silveira, agente de saúde indígena na aldeia Pariquera.

As atividades começam nesta sexta-feira, 18 de novembro, quando noventa lideranças representando as comunidades tradicionais da região se reúnem no Centro Pastoral da Diocese de Registro para avaliar a situação do povo negro e indígena no Vale do Ribeira.
No sábado, os organizadores pretendem reunir cerca de 1.500 pessoas para a passeata em Registro. “Vamos deixar claro que nossos direitos devem ser respeitados. Queremos terra para plantar, não para alagar”, diz o quilombola Antônio Carlos Nicomedis, que lembra que o domingo 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra.

De acordo a liderança quilombola, 30 caravanas de várias cidades da região já confirmaram presença. A concentração para a caminhada será no trevo da estrada que leva ao município de Sete Barras, às 9 horas da manhã.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.