RODRIGUES CRIA GRUPO PARA PROPOR POLÍTICAS PARA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

24/11/2005 - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, criou um grupo executivo permanente para propor políticas públicas específicas para a Amazônia Legal. Em 120 dias, o grupo deverá encaminhar à aprovação de Rodrigues o Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio na Amazônia Legal (PSDA). “É preciso ter um olhar diferenciado para certas regiões do país, levando em conta o regionalismo e a sustentabilidade dos recursos naturais ao estabelecer projetos e programas”, disse o ministro.

A Amazônia é uma das prioridades do governo, lembra Rodrigues. “O ministério participa dos sete grupos interministeriais que tratam da região.” Segundo ele, isso reforça a criação de um núcleo no ministério para articular, propor e executar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio na Amazônia Legal, com estímulo à produtividade, à sanidade e à qualidade, o que contribuirá para a redução das desigualdades e inclusão social. “Pedi, por exemplo, à Embrapa que se dedique mais aos estudos de plantas medicinais.”

Ao estabelecer as suas prioridades, o núcleo executivo permanente do Ministério da Agricultura, criado por meio de portaria, deverá considerar as decisões oriundas dos outros sete grupos interministeriais que também propõem políticas públicas para a Amazônia Legal. Eles tratam, entre outros temas, de desenvolvimento sustentável, agricultura sustentável, redução de desmatamento e biodiesel.

Presidido pelo assessor especial do ministro Manoel Valdemiro da Rocha, o grupo é integrado por representantes de todas as secretarias do Ministério da Agricultura e das empresas e órgãos vinculados: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.