EUROPA, ÁSIA E ESTADOS UNIDOS ASSINAM ACORDO CONTRA MADEIRA ILEGAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2005

28-11-2005 – Manaus - Um grupo de 44 países da Europa e da Ásia, incluindo Estados Unidos e Canadá, assinaram na última sexta-feira (25/11) em São Petersburgo, na Rússia, um acordo que prevê o combate à exploração ilegal das florestas através da adoção de mecanismos de certificação e fiscalização mais rigorosa contra o comércio internacional de madeira ilegal.

A certificação do manejo florestal, um dos pontos acordados, inclui instrumentos para rastreabilidade da madeira, desde a floresta até o mercado final. “Estima-se que 60 a 80% da madeira extraída na Amazônia seja ilegal”, disse Marcelo Marquesini, engenheiro florestal e campaigner da Amazônia do Greenpeace. “A exploração ilegal e predatória das florestas está relacionada com corrupção, grilagem de terras e violência contra comunidades locais. A responsabilidade para controlar o problema não é apenas dos países produtores, como o Brasil, mas também dos países compradores”.

A União Européia foi o maior importador de madeira amazônica em 2004, representando 38,7% (1,44 milhões de metros cúbicos) das exportações da região segundo dados da Receita Federal. Entre janeiro e outubro de 2004, as importações européias de madeira da Amazônia alcançaram US$ 290 milhões. Estados Unidos e China também são grandes importadores, com 31% e 14% respectivamente.

Desde 2003, o Greenpeace vem discutindo mecanismos que devem ser adotados pelos países produtores e consumidores para coibir a exploração e comércio ilegais de madeira. O processo, chamado de FLEGT (sigla em inglês para Implementação da Legislação Florestal, Governança e Comércio), prevê a adesão voluntária dos países para demonstrar seu compromisso político para solucionar o problema.

Portugal, o sétimo maior comprador de madeira amazônica, é um dos países que assinou o acordo na Rússia, embora nunca tivesse apoiado o processo FLEGT publicamente. Em março deste ano, ativistas do Greenpeace e da ONG portuguesa Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) bloquearam a entrada do navio Skyman no Porto de Leixões, em Portugal, para impedir o descarregamento de madeira de empresas envolvidas com a exploração ilegal no Pará.

“O processo FLEGT nasceu da necessidade que diferentes países têm de adotar medidas mais rígidas para fechar as portas do mercado para a madeira de origem criminosa e predatória. Isoladamente, os países produtores não têm sido capazes de frear a ilegalidade do setor madeireiro. Este acordo é um passo importante no combate à exploração e comércio ilegal de madeira” completou Marquesini.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.