INSTITUTO MAMIRAUÁ LANÇA REVISTA ELETRÔNICA SOBRE BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2005

29/11/2005 - aUakari é o nome da mais nova publicação eletrônica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A revista focaliza resultados de pesquisas originais em conservação da biodiversidade e o uso sustentável e participativo dos recursos naturais do biota amazônico, além de textos de ciências biológicas e ambientais em geral, e de ciências humanas relacionados à questão da conservação da biodiversidade da região.
Esta primeira edição da Revista Uakari traz os seguintes trabalhos: Frugivoria e dispersão de sementes por peixes na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, da pesquisadora Luciane Lopes de Souza, e Participação Comunitária na Preservação de Praias para Reprodução de Quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil, do pesquisador Augusto Fachín, entre outros
O nome Uakari é uma homenagem ao primata vermelho que, no Brasil, vive apenas na região da Reserva, e que foi a origem de todos os estudos no local, iniciados em 1983, pelo biólogo José Márcio Ayres.

Além de lançar a revista, o Instituto oferece oportunidades de trabalho, como o manejo de pesca para um estagiário e um bolsista e, na área de turismo, uma das prioridades do projeto, será selecionado um pesquisador para trabalhar dentro do programa de ecoturismo.
Os trabalhos publicados em Uakari devem se enquadrar nas categorias: artigos científicos e notas curtas - nesta categoria também se admitem as listas de levantamentos taxonômicos, e as séries históricas de dados ambientais ou sociais ligados à conservação da biodiversidade.
A publicação eletrônica tem a sua mais importante versão do tipo eletrônico (on-line) usando a Rede / Web como plataforma para a sua disseminação. Uma versão em papel também será produzida, em baixa tiragem, para envio às Bibliotecas Depositárias no Brasil e exterior.
Mais informações no site: http://www.mamiraua.org.br/uakari/home.htm

Instituição

O Instituto Mamirauá foi criado em maio de 1999 com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de implementação que já vinham sendo realizados na região amazônica. O projeto é inovador e chama a atenção por sua localização. O Instituto tem sede administrativa na Universidade Federal do Pará, em Belém do Pará, mas os pesquisadores realizam suas pesquisas em uma série de laboratórios localizados na confluência dos rios Solimões e Japurá.

(Com informações do Corpo Editorial do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá)

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Carlos Freitas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.