ECOSSISTEMAS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

06/12/2005 - A colonização das clareiras nas florestas tropicais e a regeneração da mata após a ocorrência de um incêndio são processos ecológicos que ajudam bastante os cientistas a ter uma visão sistêmica desses ambientes.

Estudos detalhados dessas duas situações, a partir de um contexto brasileiro, acabam de sair no livro New research on forest ecosystems, publicado nos Estados Unidos pela Nova Science Publishers.

“No capítulo Assessing the role of the canopy gap characteristics in the regeneration of shrub and tree species in a semideciduous mesophytic forest in South-eastern Brazil tratamos da dinâmica das clareiras, da importância delas na manutenção da diversidade de espécies em florestas tropicais. Apresentamos as espécies colonizadoras desse ambiente e a relação entre elas e as diversas variáveis ambientais”, explica Sebastião Venâncio Martins, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, à Agência FAPESP.

O capítulo é assinado em conjunto com Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Rodrigues assina sozinho outro capítulo, Post-fire regeneration in a semideciduous mesophytic forest, South-eastern Brazil, no qual são apresentados resultados de uma avaliação temporal da regeneração florestal após a ocorrência de incêndio em um fragmento de floresta estacional semidecidual. Os modelos de sucessão ecológica envolvidos nesse tipo de distúrbio também foram discutidos pelo pesquisador.

“O livro é uma grande contribuição ao conhecimento dos processos ecológicos envolvidos na organização estrutural, resiliência e restauração de ecossistemas florestais”, explica Rodrigues. Os dois cientistas brasileiros foram convidados pelos organizadores da publicação pelas suas linhas de pesquisas atuais, regeneração natural e restauração ecológica, e por aquilo que vem sendo publicado sobre o assunto no exterior.

Além dos brasileiros, participam do livro New research on forest ecosystems autores dos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Finlândia. Os principais tópicos ecológicos da obra são ecossistemas, fisiologia, comportamento, estudos populacionais e comunidades.
Entre os tópicos específicos, a variedade também é grande. Existem discussões sobre chuva ácida, biodiversidade, seqüestro de carbono em solos, recifes de corais, justiça ambiental, mudanças climáticas globais e ecologia do fogo.
Nova Science Publishers: http://novapublishers.com

 
 

Fonte: Agência Fapesp (www.agencia.fapesp.br)
Assessoria de imprensa (Eduardo Geraque)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.