IBAMA LANÇA PUBLICAÇÃO SOBRE MANEJO DA VÁRZEA DA BACIA AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(7/12/05) - O ProVárzea lançou hoje na sede do Ibama, em Brasília, uma série de publicações que abordam projetos inovadores de manejo dos recursos naturais da várzea da Região Amazônica. A coleção é formada por cinco volumes que abordam a gestão dos recursos pesqueiros e florestais, diversidade socioambiental, desenvolvimento rural sustentável e questão fundiária.

A várzea da Bacia Amazônica é meio de vida para mais de 1,5 milhão de ribeirinhos e ocupa 300 mil km2, cerca de 6% da superfície da Amazônia Legal. Estima-se que 3 mil tipos de peixes habitem nessa área, dos quais 200 têm sido explorados comercialmente.

No evento de lançamento, o presidente do Ibama, Marcus Barros, afirmou que essas cinco publicações exemplificam como o ribeirinho pode utilizar os recursos naturais da várzea sem destruir o meio ambiente. “Pra nós, socioambientalistas, que lutamos por essa integração, essas iniciativas soam como música”. Segundo Barros, áreas de várzea são recursos importantíssimos para o desenvolvimento de qualquer nação. “Exemplo disso foram os egípcios que, com uma área de várzea até menor do que a nossa, conseguiram construir uma civilização daquele porte”, concluiu.

Pesca - Na área dos recursos pesqueiros, as publicações lançadas foram duas: a cartilha “A Pesca na Região Amazônica”, que apresenta um retrato da atividade ao longo da calha do Rio Solimões/Amazonas e o livro “Gestão do Uso dos Recursos Pesqueiros na Amazônia”, que por sua vez, descreve o desenvolvimento pesqueiro na Amazônia, narrando conflitos históricos e discutindo processos participativos de gestão e mediação de conflitos como alternativas para a melhoria da atividade.

Segundo Mauro Ruffino, coordenador do ProVárzea e autor da segunda publicação, a gestão compartilhada dos recursos pesqueiros, de fato, é um via eficiente de melhoria da Região. “Ambas as publicações tentam detalhar como acontecem esses processos e dão dicas pra quem quiser adota-los”.

Quem quiser receber as publicações pode enviar um e-mail para a assessoria de comunicação do ProVárzea (ascom@provarzea.ibama.gov.br) ou fazer um download na página do projeto: www.ibama.gov.br/provarzea.

As outras obras lançadas na solenidade foram:

“Diversidade Socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões”. Organizado pela antropóloga Deborah Lima, o livro é resultante de um dos estudos estratégicos executado pelo ProVárzea por meio de uma pesquisa de campo realizada em 20 municípios às margens do Amazonas e Solimões. As pesquisas abordam o modo de vida dos moradores e incluem um mapeamento das instituições que os assistem.

“Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Parintins”. Organizado pelo consultor Raul Couto, este livro representa o esforço do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Parintins na construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, tendo sido elaborado com a participação das comunidades rurais e das organizações governamentais e não governamentais do setor.

“A Questão Fundiária e o Manejo dos Recursos Naturais da Várzea: Análise para a elaboração de Novos Modelos Jurídicos”. Escrito por José Helder Benatti e colaboradores, a publicação expõe uma análise dos aspectos legais de referência para a várzea amazônica, sobre questões de dominialidade, conceito e natureza jurídica da várzea; identifica os diferentes tipos de apropriação da terra e suas implicações sobre o uso dos recursos naturais renováveis da várzea amazônica em quatro áreas de estudo: no Estuário, Baixo Amazonas e Médio Solimões.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.