MAIS DE 600 TARTARUGAS APREENDIDAS NO BAIXO RIO BRANCO

Panorama Ambiental
Boa Vista (RR) – Brasil
Dezembro de 2005

(01/12/05) - Mais de 650 tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) apreendidas de traficantes e devolvidas à natureza é o resultado mais significativo, até o momento, da missão de fiscalização ambiental realizada no baixo Rio Branco, ao sul do Estado de Roraima. A apreensão ocorreu na manhã do dia 29, na localidade de Sororoca, quando um dos traficantes, Mário Gomes, foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil em Caracaraí, 130 km rio acima.

Os quelônios foram localizados em “currais” improvisados em meio à mata marginal ao rio, locais utilizados pelos traficantes como depósito temporário, até que embarcações maiores os levem, principalmente, para Manaus, onde alcançam mais de R$500 por cabeça, dada a intensa demanda ocasionada pelo hábito cultural do amazonense de comer carne de tartaruga, notadamente nas festas de final de ano.

Os animais são capturados nas praias formadas na vazante do rio Branco, na região ao norte de Santa Maria do Boiaçu, próximo ao Parque Nacional do Viruá, um dos locais de mais abundância da tartaruga na Amazônia. Registros oficiais já apontaram a eclosão de mais de 700 mil filhotes ao ano. O período de desova estende-se de novembro a dezembro, facilitando a captura das fêmeas que se juntam em grande número para desovar nos bancos de areia.

Com a tarefa de “coibir a pesca predatória e a captura de quelônios” na região do baixo rio Branco, a missão conjunta, chefiada pelo técnico ambiental do Ibama, Alcino Brito dos Santos, é composta pelo também técnico ambiental Raimundo Neto Alves; por dois agentes ambientais, Roberto Souza e Betão Herberth, e dois auxiliares de campo, Tarciso Feitosa e Francisco Camarão, da Fundação Estadual do Meio Ambiente - Femact. O poder de polícia da equipe está sendo exercido por três homens da Polícia Militar de Roraima.

A equipe navega na embarcação “João Padeiro”, comandada pelo experiente prático Raimundo Lopes, de propriedade da Femact, e foi financiada pelo Ibama Roraima, via administração do Parque Nacional do Viruá, com recursos disponibilizados pelo “Programa Áreas Protegidas da Amazônia” (Arpa), num montante de mais de 18 mil reais gastos em combustível e diárias para os integrantes da equipe. Iniciada no último dia oito de novembro, a missão teve seu regresso adiado para 15 de dezembro, em virtude da intensa atividade de traficantes de tartaruga no baixo curso do rio Branco.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Taylor Nunes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.