GREENPEACE PEDE FIM DE DESREGULAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - Novo relatório da organização ambientalista destaca as ameaças que a Organização Mundial do Comércio representa para as últimas florestas primárias do planeta.

Na véspera da abertura da Reunião Ministerial da OMC, em Hong Kong, Greenpeace lança novo relatório, em inglês, onde destaca as ameaças que a Organização Mundial do Comércio (OMC) representa para as últimas florestas primárias do planeta. O novo estudo (“Trading Away Our Last Ancient Forests”) conclui que é preciso colocar um ponto final na desregulamentação do comércio internacional de florestas para coibir a perda de biodiversidade e proteger a sobrevivência de populações indígenas e comunidades tradicionais que dependem das florestas para sua sobrevivência física e espiritual.
O relatório do Greenpeace destaca que a desregulamentação do comércio internacional deve ampliar a destruição das florestas tropicais, aumentando a exploração ilegal e predatória de madeira, particularmente nos países mais pobres. O documento confirma as descobertas do estudo encomendado pela União Européia (1), publicado na semana passada, sobre os prováveis impactos negativos da desregulamentação do comércio internacional de produtos e serviços florestais na OMC. “O estímulo para desregulamentar o comércio global de madeira na OMC pode resultar em danos ecológicos irreversíveis, além de um aumento dos conflitos sociais e da pobreza”, disse Daniel Mittler, Conselheiro Político do
Greenpeace Internacional. “Isto deve ser abandonado pela OMC em face aos impactos ambientais e sociais negativos já comprovados”. Na Amazônia, estima-se que a ilegalidade na exploração de madeira varie entre 60 e 80%. Recentemente, o presidente do Ibama, Marcus Barros, chegou a afirmar que 90% da produção de madeira na região é ilegal. Madeira de origem ilegal está associada a outros crimes como grilagem de terras, violência no campo, formação de quadrilhas, fraudes e falsificação de documentos públicos, evasão de divisas e péssimas condições de trabalho, além de invasão de terras indígenas e unidades de conservação.

O relatório do Greenpeace mostra que a OMC tem sido usada sistematicamente para interromper ações políticas necessárias para barrar a destruição das florestas. A organização ambientalista exige que os governos dêem prioridade à legislação internacional de salvaguardar as pessoas e o meio ambiente sobre as regras comerciais para que a OMC não possa mais ser usada para minar os avanços das leis sociais e ambientais.

“Não podemos permitir que o futuro das florestas do planeta seja negociado na OMC”, disse Marcelo Furtado. “Os governos devem por um ponto final na ameaça dos acordos comerciais sobre a proteção do meio ambiente e adotar medidas urgentes para aumentar a proteção das florestas em todo o mundo”.

(1) O estudo da União Européia sobre os prováveis impactos negativos da desregulamentação do comércio internacional de florestas da OMC está disponível em inglês em
http://www.sia-trade.org/wto/final%20report%20page.shtml

(2) O relatório do Greenpeace “Trading Away Our Last Ancient Forests” está disponível em inglês:
http://www.greenpeace.org/international/campaigns/trade-and-the-environment

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.