ÍNDIOS MANIFESTAM APOIO À FUNAI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

16/12/2005 - “Posso ser o que você é, sem deixar de ser o que sou”. Foi assim que um líder indígena retratou a angústia e a esperança dos índios durante a Conferência Regional de Pará, Maranhão e Amapá, após as palestras sobre os temas autonomia, Autodeterminação, Tutela e Estatuto do Índio, proferidas pela Assessora Jurídica da Coordenação-Geral de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai, Nefertiti Hass, pela representante da Procuradoria-Geral do órgão, Érika Yamada, e pelo Procurador-Geral da Funai de Belém, Odilon Capucho Pontes. O encontro vai até o dia 20 de dezembro, em Belém (PA).

O curto espaço de tempo concedido aos palestrantes para as explanações não permitiu que todas as dúvidas fossem esclarecidas. Isso causou grande ansiedade entre os índios, levando-os a iniciar discussões sobre outros assuntos que não estavam na pauta do encontro.

Entre os temas que os índios debateram, a emancipação destacou-se. Apreensivos, eles temem a perda da identidade cultural e da proteção do Estado brasileiro. Outro receio manifestado pelos índios foi quanto à extinção do órgão indigenista, que é, segundo eles, um referencial: “A Funai tem que ser fortalecida. Ela é o nosso apoio e não pode acabar”, disse um dos delegados presentes.

O atendimento diferenciado nas áreas de educação e saúde indígena também foi objeto de discussões. Com muita propriedade, Arão Marizê, índio Guajajara, retratou a situação deles no Maranhão: “Claro que os índios têm tratamento diferenciado na saúde. Ele é péssimo e os índios estão morrendo porque não tem remédio, não tem médico, nem enfermeiras. Essa é a diferença”, concluiu Arão.

Das discussões feitas pelos diversos grupos indígenas, depois das palestras, ficou evidente, e quase por unanimidade, a importância da Funai para os povos indígenas do Brasil. Além da não-extinção da tutela, as proposições dos índios foram: a) Reestruturação e fortalecimento da Funai, para que ela possa “proteger os direitos dos índios”; b) Disponibilização de recursos, “para que ela possa cumprir a Constituição” identificando e demarcando as terras indígenas; c) concurso público para a contratação de mais servidores; d) cursos de capacitação para os índios, nas diversas áreas de trabalho junto às suas comunidades; e e) proteção para as terras indígenas e para as comunidades que nela habitam.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.