INPA PESQUISARÁ BIOLOGIA E ECOLOGIA DE PEIXES EM LAGO DE VÁRZEA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - Contribuir efetivamente para a conservação dos recursos pesqueiros da Amazônia, elevando, assim, o nível de renda das populações tradicionais. Esse é um dos principais objetivos do projeto Biologia e Ecologia de Peixes de Lago de Várzea: Subsídios Para Conservação e Uso dos Recursos Pesqueiros da Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
A pesquisa, que será desenvolvida nos próximos 30 meses com a coordenação da pesquisadora Maria Gercília Mota Soares, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O trabalho está inserido em uma sub-rede denominada Bases para a Sustentabilidade da Pesca na Amazônia, coordenado pelo pesquisador Carlos Edwar de C. Freitas, engloba mais cinco projetos e contará com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo a pesquisadora, o objetivo é aumentar o conhecimento sobre os parâmetros populacionais e ciclo de vida dos peixes da região. O trabalho será realizado no lago de várzea de Manacapuru, localizado no médio rio Amazonas. O local é utilizado pela população tradicional para pesca de subsistência e comercialização. As informações coletadas serão utilizadas para subsidiar os modelos de manejo para o uso do lago.
Maria Gercília explicou que a intenção é determinar onde encontrar os peixes, locais de alimentação, desova e de proteção, ou seja, onde a pesca pode ser realizada. “O tucunaré pode ser encontrado no meio do lago, o tambaqui na floresta de várzea”, explicou, acrescentando que a pesca é uma das atividades econômicas de maior tradição e altamente relevante para estrutura socioeconômica das populações ribeirinhas.

Ela destacou que a intenção da sub-rede é constituir uma forte base de dados biológicos, econômicos-sociais, modelos de avaliação de estoques e a valorização de recursos pesqueiros amazônicos, ou seja, o que está se perdendo quando não se aproveita adequadamente os recursos existentes. “É fundamental o embasamento científico para o estabelecimento de instrumentos legais para a preservação e manejo dos recursos pesqueiros”, explicou a pesquisadora. De posse dessas informações, o próximo passo é encontrar alternativas para agregar valor ao pescado e formas de incluir os ribeirinhos nesse processo.

Um dos fatores que vai influenciar no decorrer da pesquisa é a seca que atingiu os municípios da região. “A seca é um evento natural, mas dessa vez suas conseqüências foram bem maiores", explica. Por isso, a coleta será diretamente afetada, principalmente sobre as espécies que ficam nos lagos durante a seca, como aruanã, tucunaré, acará-açu, bodó, tamoatá. Já os peixes que são migradores, ou seja, saem do lago na época da vazante, serão menos afetados.

Repercussão

As informações coletadas serão repassadas para as instituições governamentais ligadas ao meio ambiente, entre elas o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), entidades não-governamentais, além das comunidades ribeirinhas. Segundo Gercília Soares, os resultados podem ser utilizados para subsidiar a definição de políticas pesqueiras para a região.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (INPA)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.