MANEJO E INTERPRETAÇÃO DO SOLO AMAZÔNICO SÃO TEMAS DE LIVRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

14/12/2005 - A experiência acumulada em mais de 30 anos como pesquisador especialista em solos amazônicos, acaba de ser reunida pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Raimundo Natividade Gama em um livro que será lançado no dia 15 de dezembro, às 20 horas, no auditório do CREA-PA. Uma grande diversidade de temas relacionados ao manejo e a interpretação do solo comprova que, como um recurso natural renovável, o solo merece especial atenção de todos, já que se constitui em suporte para cobertura vegetal, fundamental à existência dos seres vivos.

O autor enumera como principais razões para que as terras se desgastem e tornem-se menos produtivas a perda de estrutura do solo, a perda de matéria orgânica, a perda dos elementos nutritivos e a perda de solo e boa parte do prejuízo pode ser evitado com o manejo adequado do solo que resumidamente significa diferentes formas de utilizá-lo. O pesquisador, que é doutor em solos e nutrição de plantas pela USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), cita entre elas, a rotação de culturas, o uso de adubos verdes, fertilização, irrigação correta e cultivo racional.

O livro intitulado “Solos: “Manejo e Interpretação” aborda em diferentes capítulos além da erosão, as práticas conservacionistas e sistemas de manejo, levantamento e planejamento conservacionista, equação de perdas de solo, discussão e interpretação de dados analíticos, dinâmica nos nutrientes no solo e recomendações de calagem e adubação.

A publicação pode ser adquirida na Embrapa Amazônia Oriental, também refere-se às etapas posteriores à substituição da mata para implantação de cultivos agrícolas ou pastagens. Segundo ele explica, nos primeiros anos ocorre um enriquecimento da camada superficial do solo, isso se a erosão no local não for muito acentuada, já que há a liberação de nutrientes contidos na biomassa através da queima do material que pode ser desperdiçado se a erosão não for evitada.

José Raimundo Gama ressalta em seu trabalho que em solos de textura média e arenosa boa parte dos nutrientes é perdida por lixiviação. A capacidade de troca desses solos é normalmente baixa e a capacidade da planta cultivada de absorver os nutrientes limitada. E ele conclui : “a erosão hídrica no Brasil tem sido, sem dúvida, um dos fatores de desgaste que mais tem contribuído para a improdutividade do solo, facilitada e acelerada pelas práticas inadequadas de agricultura efetuada pelo homem”.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Ruth Rendeiro)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.