DIRETOR DIZ QUE IBAMA INAUGURA EM 2006 SISTEMA DE TRANSPORTE DE MADEIRA MAIS SEGURO QUE ATFP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(20/12/05) - O diretor de Recursos Estratégicos do Ibama, Luís Fernando Merico, informou nesta segunda-feira que o órgão inaugurará no próximo semestre um moderno sistema de monitoramento do transporte de madeira por estradas, em substituição à atual Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF), que se revelou vulnerável á corrupção.

O novo sistema, a ser implantado pelo computador, via internet, foi planejado para dificultar a prática da corrupção. “Já enfrentamos hoje com sucesso casos de falsificações de ATPFs. Graças também a isso, fizemos o desmatamento cair 31% no último ano. Agora, queremos eliminar de vez casos de falsificações de autorizações”, afirmou Merico. O novo modelo prevê um controle nacional integrado do fluxo de madeira por terra, água e ar. “Pretendemos fechar o cerco a partir da extração da madeira”, adiantou o diretor.

Segundo Merico, a fiscalização da Amazônia é um desafio de grandes proporções e, por isso, precisa constantemente de aperfeiçoamentos, além do envolvimento das três esferas de governo. “Embora recentemente o Ibama tenha feito concurso para admissão de 915 novos servidores, é impossível manter um fiscal do órgão em cada quilômetro quadrado”, afirmou o diretor. “Sendo assim, precisamos do envolvimento de toda administração pública nos municípios, estados e também da articulação dos vários setores do governo federal, além, claro, da sociedade”, afirmou.

Fantástico - Merico informou que a direção do Ibama vai encaminhar à Polícia Federal cópia em vídeo de matéria veiculada no Programa Fantástico, da TV Globo, com denúncias de corte e transporte ilegal de madeira na Amazônia, além de falsificação de ATPFs. “Anotamos o nome de todos os envolvidos citados na matéria e das localidades e vamos apurar o crime com o rigor habitual”, disse o diretor.

Queda - A taxa atual mostra que, além de conter o avanço da extração ilegal, pela primeira vez em nove anos o abate retrocedeu. Foram 8.300 km2 a menos, uma área equivalente a mais de um terço de Sergipe. “Poupamos das motosserras 207.050 mil metros cúbicos de madeira em tora, apreendemos outros 271 mil m3, economizamos R$ 463 milhões. Desde 2003, foram apreendidos 582 mil m3 de madeira; o Ibama lavrou R$ 1,8 bilhão em multas e 271 pessoas foram detidas (63 servidores públicos e 178 empresários madeireiros, despachantes e contadores)”, afirmou o presidente do Ibama, Marcus Barros.

Segundo ele, o Ibama “cortou na própria carne”, prendendo servidores do Ibama envolvidos. O governo confiscou 26 tratores, 54 caminhões e 459 motosserras. Ao mesmo tempo, o recadastramento de imóveis rurais inibiu 30.500 certificados de propriedades irregulares “doadas” pela União. Simultaneamente, o governo criou novas Áreas de Limitação Administrativa Provisória, inclusive em torno da BR-163 (rodovia Cuiabá-Santarém), onde está suspensa, em 8,2 milhões de hectares, qualquer nova ocupação e atividade que implique em desmatamentos.

O Ibama criou 8 milhões de hectares em Unidades de Conservação, homologou mais de 9 milhões de hectares de terras indígenas em áreas de conflito social e agrário, enfrentando grileiros e arcando com os todos os desdobramentos dessa postura. “O governo deu resposta firme aos conflitos, restabelecendo a ordem no campo e reduzindo significativamente a grilagem de terras públicas na Amazônia, sempre com apoio vigilante da imprensa.

Em 64 operações de baixo custo e longa duração, como Caipora, Uiraçu e Pica-pau, contamos com 580 homens do Ibama, além de efetivos humanos e logísticos importantes da Polícia Federal, do Exército, da Polícia Rodoviária Federal e da participação sempre pronta das Polícias Militares Estaduais. Entramos na mata em março e só saímos em novembro”, afirmou o presidente do Ibama, Marcus Barros.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.