FUNAI PROPÕE QUE ONU ACOMPANHE TRABALHOS QUE DESENVOLVE EM DEFESA DOS ÍNDIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

19/12/2005 - A Fundação Nacional do Índio (Funai) propôs hoje (19) à relatora especial da Organização das Nações Unidas para os Defensores dos Direitos Humanos, Hina Jilani, que os trabalhos e processos desenvolvidos pelo órgão para atender as demandas dos índios sejam acompanhados por observadores da ONU.

A relatora, de origem paquistanesa, se reuniu com o presidente interino da Funai, Roberto Lustosa, para tratar da situação dos indígenas no país. "Para que haja total isenção nas observações da enviada, nós sugerimos que ela colocasse funcionários da ONU trabalhando junto conosco, acompanhando o dia-a-dia dos nossos processos para que tenha uma visão totalmente isenta e sem qualquer tipo de controle sobre todo o tipo de procedimento que a Funai adota com relação à defesa dos índios", explicou Lustosa.

Hina Jilani levará a proposta ao relator dos Direitos Indígenas da ONU para que ele se manifeste sobre como esse acompanhamento poderá ser viabilizado. Segundo Lustosa, a representante da ONU fez um apelo para que o órgão reunisse informações sobre todos os processos que estão sendo conduzidos contra lideranças indígenas. "Ela entende que isso pode ser alguma forma de intimidação ou de ação contra as lideranças", disse Lustosa, que também lembrou que a Funai tem cerca de 39 procuradores que acompanham todos os processos, "esteja o índio na posição de réu ou de vítima".

De acordo com Lustosa, Hina Jilani teria se preocupado com o fato de os indígenas passarem, com freqüência, de vítimas a réus. "Eu expliquei para ela que isso, muitas vezes, se relaciona com o fato de que a população tem uma posição de antagonismo em relação aos índios e que, por isso, estão sempre tendendo a colocar as coisas dessa forma, que não é o entendimento da Funai".

A representante da ONU também questionou a demora nos processos demarcatórios de terras indígenas. O presidente interino da Funai explicou que os processos dependem de prazos administrativos e de decisões que estão além da competência do órgão. "O que torna o processo moroso são as intervenções da Justiça Federal, que muitas vezes entra no processo para suspender uma demarcação e aí acaba paralisando o processo administrativo,que é implementado pela Funai".

Lustosa também forneceu à relatora informações sobre os procedimentos adotados pela Funai no caso do assassinato de dois índios da comunidade Truká da Ilha de Assunção (PE) em junho. Em um relatório divulgado no começo deste mês, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) acusa a Funai de não ter tomado as providências necessárias para a punição dos culpados.

Hina Jilani chegou ao Brasil no dia 16 deste mês e, desde então, visitou diversos estados para analisar a situação dos direitos humanos no país. Após as observações, ela deve preparar um relatório preliminar sobre os pontos analisados.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
(Érica Santana)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.