FORÇA VERDE RECEBE MAIS DEZ MOTOS PARA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2005

20/12/2005 - O governador Roberto Requião e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, entregaram nesta terça-feira (20), durante a reunião semanal da Escola de Governo, dez motos para integrar as ações de fiscalização ambiental do Programa Força Verde.

Os veículos foram adquiridos com recursos do programa de Proteção a Floresta Atlântica (Pró-Atlântica), desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o banco alemão KfW.

Foram investidos R$ 130 mil na compra das motos, que serão destinadas a oito postos da Polícia Florestal. Outras duas motos serão utilizadas para fiscalização ambiental no Parque Estadual das Lauráceas. “Aliados aos oito postos que construímos e entregamos para a polícia florestal durante os três últimos anos, esses equipamentos fortalecerão a proteção do bioma de floresta atlântica, predominante na Serra do Mar”, disse o secretário Luiz Eduardo Cheida.

Segundo ele, as motos serão fundamentais para a fiscalização durante a operação verão deste ano, quando um número alto de turistas se desloca ao litoral, facilitando a atuação de quadrilhas e infratores ambientais.

O programa Força Verde foi criado integrar as ações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com o Batalhão de Polícia Florestal no patrulhamento e proteção do Meio Ambiente e Unidades de Conservação do Estado.

Mapa geológico - O secretário Cheida lançou ainda, juntamente com o presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, um mapa didático de geologia e mineração e cartilha de apoio à interpretação das cartas geológicas.

Foram produzidos duas mil unidades entre mapas e cartilhas com recursos do Programa Pró Atlântica. “Este material envolve uma síntese da geologia da serra do mar e arredores. A idéia foi oferecer um material que possa ser utilizado por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e fiscais da Força Verde no monitoramento das atividades de mineração, por agentes municipais, secretários de obras e estudantes”, disse Salamuni.

Cheida disse também que o material lançado pode auxiliar na construção de planos diretores municipais ao apontar as fragilidades ambientais que a geologia tem a facilidade de mostrar e, ainda, subsidiar a educação ambiental nas escolas da rede estadual de ensino.

A área de abrangência do material é a mesma área de atuação do Programa tendo como meta interferir em atividades de mineração que possam trazer prejuízos ou degradação ambiental a floresta atlântica.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.