FORMA-SE PRIMEIRA TURMA DO CURSO VÃFY DE MAGISTÉRIO INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

27/12/2005 - Na terça-feira, 20 de dezembro, foi realizada, na Terra Indígena Guarita, Rio Grande do Sul, a cerimônia de formatura do curso Vãfy de Formação de Professores Bilíngues Kaingang/Português, Núcleo Guarita. Na ocasião trinta e três professores Kaingang conquistaram o diploma de Magistério e outros quatro o diploma de Ensino Médio. O núcleo da aldeia Guarita envolveu também a comunidade Inhacorá e foi organizado em parceria entre a comunidade, a FUNAI e a Universidade de Ijuí – UNIJUÍ.
Funai

Além do Núcleo Guarita, houve também um núcleo do Vãfy que envolveu as comunidades de Votouro, Iraí, Ligeiro, Serrinha, Ventarra, Carreteiro, Rio dos Índios, Rio da Várzea, Nonoai e Cacique Doble, cuja formatura será em abril. No Vãfy, cujo quadro docente foi formado por professores da UNIJUÍ, da UNICAMP e da FUNAI, buscou-se capacitar os professores indígenas para o trabalho com educação diferenciada, de acordo com as necessidades das comunidades, visando formar “professores-pesquisadores”.
Dessa forma, além de disciplinas básicas do Ensino Médio – necessárias para que os Kaingang possuam autonomia em sua relação com os não-índios - o curso ofereceu disciplinas específicas para formação docente.

Como o projeto do curso foi pensado juntamente com as lideranças e professores indígenas, deu especial ênfase à identidade indígena, à relação diferenciada com a terra e à defesa da língua. Na cerimônia de formatura, representantes da FUNAI, da UNIJUÍ e das comunidades indígenas ressaltaram a importância de sua parceria para o sucesso do curso e parabenizaram os formandos, que muito trabalharam para este momento. Apesar das conquistas, as comunidades Kaingang envolvidas acham que não devem parar neste ponto. Para elas, o Vãfy deve ter continuidade. A professora Gisela Kusiack, diretora da Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA/UNIJUÍ), lançou o desafio para todos os presentes para a realização de cursos de formação de professores indígenas de Nível Superior.

O curso Vãfy, com quatro anos e meio de duração, teve início em julho de 2001. Além das etapas presenciais no período das férias escolares os estudantes tiveram acompanhamento no período de aulas nas escolas. Isso representou uma longa e produtiva caminhada para os formandos, que agora possuem habilitação para o trabalho com as séries iniciais do Ensino Fundamental.

 
 
Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Funai
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.