CRAS RECEBEU 1.890 ANIMAIS SILVESTRES NO ANO PASSADO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Janeiro de 2006

12/01/2006 – Deram entrada no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) durante o ano passado, 1.890 animais silvestres de 115 espécies. São animais apreendidos em cativeiro pela Polícia Militar Ambiental, que estavam em poder de traficantes ou foram vítimas de atropelamentos. Eles receberam os cuidados dos veterinários, biólogos e técnicos do centro, muitos já foram devolvidos ao habitat natural e outros aguardam a recuperação completa.

Entre os animais encaminhados ao Cras em 2005 estão dois filhotes de onça pintada, três filhotes de onça parda e cinco filhotes de lobinhos. Em média, 700 animais (a maioria pássaros) ficam em internamento no centro.

O coordenador do Crass, Vinicius Andrade, explica que ao dar entrada no centro o animal passa por uma triagem, fica de quarentena até que os exames clínicos comprovem não estar infectado por doença contagiosa, recebe o tratamento necessário e em seguida, estando em condições normais, é devolvido à natureza.

No ano passado foram realizadas solturas de 900 animais em cinco áreas cadastradas para repovoamento das espécies reabilitadas, nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Jardim, Miranda, Aquidauana e Rochedo. A soltura é feita em parceria e atende a demanda de proprietários rurais interessados em receber animais para ecoturismo e repovoamento de suas propriedades.

Também foram encaminhados para zoológicos e criadouros especiais outros 50 animais, que devido a particularidades da espécie ou condicionamento físico não estão aptos a viver na natureza. Vinicius Andrade cita como exemplo a onça parda, que em geral chega filhote ao centro e fica refém do cativeiro porque parte dos instintos selvagens, não consegue mais caçar e vira presa fácil de caçadores.

Animais dessa espécie passam dificuldades porque o Cras é um ambiente de passagem, não tem as características ideais para longas estadias. Ano passado foram encaminhadas duas onças para um zoológico no interior de São Paulo, mais outras cinco adultas aguardam vagas.

Em conjunto com o Parque Estadual do Prosa, o Cras desenvolve projeto de educação ambiental, permitindo a visitação monitorada às instalações. É uma forma de conscientizar a população a respeito do sofrimento que a má conduta do homem impõe aos animais, observa o gerente de Conservação da Biodiversidade do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Harald Brito. Em 2005 visitaram o Cras 3.241 pessoas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.