FISCALIZAÇÃO CONJUNTA E MULTIRÃO NA PRAIA BRAVA EVITAM DEGRADAÇÃO EM ÁREA DE PROTEÇÃO ESPECIAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006

11/01/2006 - Como ação complementar a uma grande operação de fiscalização conjunta realizada no dias 30 e 31 de dezembro, envolvendo equipes do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) Núcleo São Sebastião, da Polícia Ambiental e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Praia Brava, no bairro de Boiçucanga, em São Sebastião, funcionários do PESM, subordinados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, procederam, no último dia 5, a um mutirão de limpeza, na mesma praia, para recolher lixo.
A operação conjunta de fiscalização desencadeada nos últimos dias de 2005 teve o objetivo de impedir a presença de campistas na Praia Brava, de acordo com o Decreto Estadual 52.388/70. Esse tipo de fiscalização é realizada desde 1998. Entre outras ações, nessa última operação, foram retiradas seis barracas e desmontados dois barracos, feitos de bambu, além de, por meio de uma barreira física formada por policiais ambientais, terem sido controladas duas entradas de acesso somente pessoas que pretendiam acampar foram barradas, enquanto outros tipos de turistas, com intenção de apenas conhecer a praia, puderam entrar, sem problemas.

A Praia Brava é uma Área Sob Proteção Especial - ASPE, isto é, um tipo de unidade de conservação criada pela resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 1987, que visou proteger o ecossistema marinho e o grande corredor ecológico que se formou na região, que interliga as florestas do Parque com o restante do ambiente e a praia.

O diretor do Parque, Édson Lobato, explica que, além da prática do acampamento na praia ser irregular, os campistas têm causado muitos problemas: “Comprometem áreas de restinga, fazendo a ocupação, cortam árvores para fazer fogueiras e deixam muito lixo, entre outros problemas”. No último verão, de acordo com ele, ao final da temporada um mutirão de limpeza retirou mais de uma tonelada de lixo e sucata da Praia Brava.

Conforme Lobato, esse tipo de fiscalização, nos anos anteriores, era feito somente em feriados de carnaval e ano novo, porém neste ano a inteção é de efetivá-lo em todos os feriados, resultando em resultados mais eficazes, como em 1998, quando se chegou a retirar mais de 60 barracas da praia: “A Praia Brava é um lugar maravilhoso, ideal para ecoturismo, e temos que nos esforçar para tentar mantê-la o mais próximo do seu estado original, como há 500 anos, sem nenhuma sujeira ou vestígio de degradação da mata”.

 
PESM
PESM
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Lygia Mara Gomes)
Fotos: PESM

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.