IBAMA VAI AUMENTAR FISCALIZAÇÃO EM ÁREAS EM TORNO DO LAGO DE PALMAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

Tocantins promove hoje (11) uma ampla reunião para discutir o monitoramento do lago Luís Eduardo Magalhães, em Palmas. Segundo a gerente substituta do Ibama no estado, Francisca Valda Mariano, o encontro servirá para o planejamento das ações de fiscalização nas duas áreas de preservação ambiental (APA) às margens do lago: APAs Serra do Lajeado e do Lago.

"O lago de Palmas é de fundamental importância por abrigar a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. E nesse lago há uma necessidade enorme de preservação para manter e zelar pela saúde da população", afirma Francisca. De acordo com ela, devem participar da reunião na capital representantes da Companhia de Polícia de Meio Ambiente (Cipama), da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), da Capitania dos Portos, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal e da Marinha.

O lago Luís Eduardo Magalhães é o maior de Palmas, com 163 quilômetros de extensão e área de 630 quilômetros quadrados. A capacidade de armazenamento do lago chega a 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, onde vivem aproximadamente 300 espécies de peixes. O Ministério Público de Tocantis já denunciou a construção de edificações irregulares em torno do reservatório natural. Uma fiscalização recente do Ibama verificou a existência de casas na área de preservação permanente. O monitoramento ficou suspenso pelo período em que o Ibama atuou na retirada de 30 mil cabeças de gado do Parque Nacional do Araguaia e será retomado nos próximos dias.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.