PRIMEIRA CARGA DE GÁS DE URUCU CHEGA A MANAUS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Janeiro de 2006

A coletiva também tratou do gás natural veicular e apresentou a nova fase do Projeto Experimental do Uso do Gás Natural Veicular (GNV), Zona Franca Verde. Agora, os 246 táxis vão poder abastecer com o gás que será trazido de balsas da província petrolífera de Urucu. No início do programa foram inscritos 246 taxistas, sendo que até então somente 90 estavam operando com o gás natural e abastecendo no posto. Agora todos os contemplados do programa, mais 156 carros, poderão converter seus motores para abastecer com o gás natural de Urucu. Atualmente, 41 taxistas, dos 156 restantes já converteram seus motores à gás e a partir de 25 de dezembro já poderão abastecer no posto San Remo, da BR Distribuidora, no Distrito Industrial de Manaus.

Para o secretário da SDS, Virgílio Viana, só com a construção do gasoduto será possível ter o abastecimento regular de gás para todos os taxistas. “Com a chegada do gasoduto todos serão beneficiados, taxistas, indústrias, comerciantes e demais usuários”, disse Viana.

A utilização do gás natural veicular, além de economizar em combustível, também se economiza na manutenção do veículo por ser mais barato que os outros combustíveis; proporciona maior rendimento, pois com um metro cúbico do Gás Natural é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de Gasolina ou Álcool; é um combustível seco e por isso não dilui o óleo lubrificante no motor do veículo. Sua queima não provoca depósito de carbono nas partes internas do motor, aumentando sua vida útil e o intervalo de troca de óleo e a queima do GNV não provoca a formação de compostos de enxofre, diminuindo a corrosão e conseqüentemente a freqüência de troca do escapamento do veículo.

Especificamente no caso de Manaus, os taxistas que atuam no Projeto já contabilizam uma economia mensal de R$550,00 e R$700,00. Vale salientar que, para se viabilizar esta economia, um esforço grande foi feito pela PETROBRAS, Governo do Estado, CIGÁS, BR DISTRIBUIDORA e uma série de outros parceiros.

Devido à grande complexidade da logística necessária para viabilizar a antecipação do fornecimento a Manaus e também às características especiais do Gás de Urucu, alguns estudos, testes e análises foram efetuados, o que dá o caráter experimental ao projeto. Desta forma, o volume a ser fornecido foi limitado a 90 m3 por semana, para abastecer 300 carros.

Para que seja possível o fornecimento do GNV em Manaus, o Gás Natural é comprimido ainda em Urucu e armazenado em cilindros acondicionados em carretas próprias para este transporte. Estas carretas são transportadas em rodovia até o Porto para serem então embarcadas em balsas que levam aproximadamente seis dias para chegar em Manaus, navegando pelo rio Urucu e Solimões. Ao chegar em Manaus, as carretas são transportadas até o Posto de Abastecimento, onde o GNV é comercializado. Por fim, as carretas vazias retornam de forma semelhante a Urucu para serem reabastecidas (em sete dias). Esta logística de fornecimento, por meio de vias rodoviárias e hidroviárias em grande distâncias e sujeita ao regime de seca e cheia dos rios, está sendo feita pela primeira no Brasil e é de grande complexidade, exigindo a superação constante de desafios.

O Gás Natural é reconhecidamente mais seguro que os demais combustíveis. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamentos, o Gás natural se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios.

O abastecimento do veículo é feito sem que o produto entre em contato com o ar, evitando-se assim a possibilidade de combustão.

Os cilindros de GNV e demais componentes dos kits de conversão homologados, utilizados no veículo, são fabricados dentro do mais absoluto rigor tecnológico e controle de qualidade, podendo suportar com total segurança a pressão de abastecimento de 220 kgf/cm2 . Estes cilindros são projetados também para resistir a choques, colisões e altas temperaturas.

O uso do gás natural permitirá as condições necessárias para treinar técnicos, estruturar oficinas mecânicas, estruturar e capacitar os órgãos de inspeção, monitoramento e controle, desenvolver sistemas de logística e abastecimento, desenvolver programas de segurança e aprimorar tecnologias para o uso do gás.

O gás deverá ser transportado pela PETROBRAS, em parceria com a CIGÁS e comercializado para o consumidor em um único posto de bandeira BR, segundo a legislação vigente – em Manaus este posto está localizado na Bola da Suframa.

 
 

Fonte: SDS – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (www.sds.am.gov.br)
Assessoria de imprensa (Carlysson Sena)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.