EQUIPE DE TRABALHO DECIDIRÁ FUTURO DA ILHA DE ALCATRAZES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

(24/01/06) - O grupo interministerial que discute a utilização do arquipélago de Alcatrazes decidiu, em reunião ontem em Brasília, que um relatório técnico deve ser elaborado, antes que qualquer decisão sobre o futuro do local seja tomada.

Uma equipe técnica está sendo formada com representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Ministério da Defesa e Marinha e deverá visitar o local nas próximas semanas.

Após a conclusão do relatório a comissão terá subsídios para definir se há ou não possibilidade de conciliar a proteção do arquipélago com os exercícios feitos pela Marinha.

Segundo o diretor de ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, "a possibilidade da criação de uma unidade de conservação na região não está descartada, uma vez que, da área total do arquipélago, apenas 4% são utilizadas nas manobras da Marinha".

O arquipélago de Alcatrazes localiza-se no litoral norte de São Paulo. Formado por uma ilha maior cercada por 11 lajes e ilhotas, é habitado por uma infinidade de pássaros, principalmente alcatrazes, que batizam o lugar. É de propriedade da Marinha, que utiliza o local, há mais de 20 anos, para balizar a mira dos canhões dos navios e para manobras de desembarque de tropas.

No ano passado, foi multada pelo Ibama, em R$ 1 milhão, por causa de um incêndio, que destruiu parte da ilha principal, provocado por um dos exercícios de tiro.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.