DIREF REALIZA OFICINA SOBRE FLONAS NA GEREX II SANTARÉM

Panorama Ambiental
Santarém (PA) – Brasil
Janeiro de 2006

(30/01/06) - A Diretoria de Florestas do Ibama promoveu, em Santarém, a “1ª oficina sobre Flonas na região da BR-163”, com os analistas ambientais lotados nas Florestas Nacionais ao longo da rodovia que liga Santarém-PA, a Cuiabá-MT. Os participantes do evento buscaram desenvolver estratégias para a gestão das áreas protegidas nas proximidades da estrada, cujo asfaltamento está em fase de estudos.

A oficina apontou e discutiu algumas idéias para gerir os conflitos em torno da BR 163 e das Unidades de Conservação localizadas nas proximidades da rodovia, estabelecendo um cronograma de atividades. Ficou definindo que os analistas atuarão em conjunto na elaboração e gestão dos Planos de Manejo das Flonas de Itaituba I e II, e também na de Altamira, todas criadas em 1998. A fase inicial dos trabalhos da equipe definida no evento será a realização de um diagnóstico das Unidades de Conservação, um primeiro passo para a elaboração dos Planos de Manejo, cujo modelo será o recém publicado Plano de Manejo da Flona do Tapajós.

A primeira fase das atividades a serem desenvolvidas nas Flonas do entorno da BR-163 será fomentada com recursos do ITTO - Organização Internacional de Madeiras Tropicais, e com contrapartida do Governo Federal, através do MMA. As atividades a serem desenvolvidas nesse início dos trabalhos, além da elaboração dos Planos de Manejo, incluem a criação dos Conselhos Consultivos, instrumentos para a gestão participativa das Unidades de Conservação, formados por representantes de vários setores da sociedade.

Eixo do avanço do desmatamento no oeste do Pará, a BR-163 representa tanto a esperança de desenvolvimento para a região como uma ameaça ao modo de vida das populações tradicionais. A aguardada pavimentação tende a agravar a pressão sobre as florestas da região, devido ao avanço da fronteira agrícola. A facilidade de transporte para os produtos agroindustriais é um grande estímulo para a ampliação de tais atividades.Dentro deste contexto, a criação de áreas protegidas no entorno da rodovia foi uma estratégia adotada pelo MMA no sentido de preservar a região de um avanço desenfreado sobre os recursos naturais nas áreas afetadas pela BR 163. Contudo, as Unidades de Conservação criadas no sentido de salvaguardar o meio ambiente na área de influência da estrada carecem de pessoal, equipamentos e de uma estratégia para a sua gestão, problemas a serem sanados, e cuja solução começa e ser encaminhada.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Christian Dietrich)

 
 
 
 
 
 

 

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