MS PARTICIPA DE CONGRESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Janeiro de 2006

30/01/2006 – Caravana de universitários e educadores de Mato Grosso do Sul participarão, em abril, do V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. O evento acontece em Joinville, Santa Catarina, e reúne mais de quatro mil pessoas de 30 países da Península Ibérica e Américas. Do Estado pelo menos 40 pessoas estarão presentes, acredita a gerente de Educação Ambiental do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Ana Paula Mendonça.

“Vamos levar nossas propostas para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Mato Grosso do Sul é estratégico nesse esforço, pois faz fronteira com dois países, Paraguai e Bolívia, abriga o Pantanal, boa parte do aqüífero Guarani e duas importantes bacias hidrográficas”, disse. O tema do congresso, que se estende de 5 a 8 de abril, será “Contribuição da Educação Ambiental para a Construção da Sustentabilidade Planetária\\\".

O assunto será discutido por um público que inclui desde representantes de governos ibero-americanos e instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais e empresários, até comunidade acadêmica, ativistas, movimentos sociais, educadores e estudantes.

O encontro dá seqüência à série de Congressos Ibero-americanos de Educação Ambiental realizados anteriormente no México, em 1992 e 1997, na Venezuela, em 2000, e em Cuba, em 2003.

A programação de trabalhos começa no dia 6 de abril, pela manhã, com a um painel sobre Educação, Meio Ambiente e Globalização no contexto Ibero-americano, a ser apresentado pelo geógrafo carioca Carlos Walter Porto Gonçalves. O frei Leonardo Boff fará uma conferência sobre Educação Ambiental, Ética e Sustentabilidades, no dia 7 de abril. Outro destaque é a palestra de Enrique Leff, coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e o Caribe, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), no dia 8 de abril.

O V Congresso Ibero-Americano terá um evento paralelo dedicado a reunir propostas para revisão do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, construído pelos movimentos sociais durante a Rio-92.

Também estão programados uma série de eventos integrados, como o Simpósio de Educação Ambiental dos Países de Língua Portuguesa, Educação Ambiental no Mundo Corporativo, Feira de Tecnologias Ambientais, Gestão e Educação Ambiental Portuária, Projetos e Economia Solidária Rumo a Sustentabilidade.

As pessoas interessadas em participar com apresentação de trabalhos poderão se inscrever no site www.5iberoea.org.br até o dia 17 de fevereiro. Os trabalhos podem ser em português e espanhol.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.