PESCADOR ARTESANAL DEVE REGISTRAR BARCO ATÉ NOVEMBRO PARA TER DIREITO A SEGURO-DESEMPREGO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

30/01/2006 - Os pescadores artesanais de rios ou do mar têm até 17 de novembro para registrar seus barcos nas delegacias marítimas estaduais, para ter direito ao seguro-desemprego. O benefício é concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego aos pescadores nos períodos em que a pesca é proibida.

A exigência do registro tem o objetivo de "evitar fraudes na concessão do seguro-desemprego e permite também ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis} saber se a pesca está sendo feita nos períodos permitidos, para não prejudicar a reprodução dos cardumes", explicou o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Remígio Todeschini.

Para ter direito ao seguro-desemprego, o pescador tem que ser registrado na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) há pelo menos um ano e comprovar que pertence a uma colônia de pescadores artesanais, além de pagar contribuição à Previdencia Social. Os estados onde existem mais pescadores com direito ao seguro-desemprego são o Amazonas, o Pará, a Paraiba e o Ceará.

Remígio Todeschini informou que, em geral, o seguro-desemprego é pago aos pescadores artesanais de três a quatro meses, mas lembrou que, no caso do pirarucu, na Amazônia, o período de proibição é de seis meses. Uma vez comprovado o intervalo no trabalho, será pago o seguro-desemprego (um salário mínimo), durante seis meses.

Na pesca profissional, o prazo para recadastramento dos profissionais foi prorrogado até 31 de março, em todo o país. Equipes da Secretaria de Aqüicultura e Pesca estão indo ao encontro dos pescadores, mas quem não for encontrado poderá entrar em contato com sua colônia de pesca ou com o escritório estadual da Seap para atualizar os dados. De acordo com a Seap, o objetivo do recadastramento dos pescadores profissionais é promover a cidadania e a inclusão social.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lourenço Melo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.