EM ASSEMBLÉIA GUARANI, ORGANIZAM MOBILIZAÇÃO PARA REIVINDICAR EDUCAÇÃO E TRABALHO AO GOVERNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

06/02/2006 – Cerca de 700 jovens reunidos na Assembléia Continental do Povo Guarani, no município de São Gabriel (RS), discutem um calendário de mobilizações para cobrar do governo federal mais atenção nas áreas de educação e trabalho. Segundo a representante do Movimento dos Trabalhadores Desempregados Cláudia Teixeira Camatti, 17 anos, as atividades devem ter início em maio.

"A idéia é que a gente continue se reunindo nas nossas cidades, nas nossas regiões, durante fevereiro e março, preparando uma jornada de lutas estadual, ou quem sabe nacional, que deve começar em maio ou no meio do ano".

Para ela, a dificuldade de acesso ao ensino gratuito e de qualidade e a falta de oportunidades de trabalho são os dois principais problemas enfrentados atualmente por grande parte dos jovens brasileiros.

"A gente está conclamando toda juventude brasileira a se organizar, vir para a rua com os movimentos sociais e lutar por melhores condições de vida. A gente sabe que o Brasil é muito rico e que a juventude tem condições de ter uma vida muito melhor", disse Cláudia, integrante da Consulta Popular, organização que reúne militantes de vários movimentos sociais.

A Assembléia Continental do Povo Guarani começou na sexta-feira (3) e termina amanhã (7). O evento foi organizado para lembrar os 250 anos da morte do líder indígena Sepé Tiaraju e o massacre de 1,5 mil guaranis que lutaram contra a dominação espanhola e portuguesa na região.

Na avaliação de Cláudia Teixeira, ao longo dos anos, um processo de exclusão colocou índios, negros e brancos em situação semelhante. "O povo que está nas periferias, que está no campo e não tem acesso a condições de produzir, os indígenas que não têm a sua terra para morar, todos constituem uma classe que, apesar das diferenças culturais, têm em comum a questão da exclusão. É isso que nos une e aí é que está a semelhança entre a nossa luta", destaca.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.