INDÍGENAS DO PERU, EQUADOR E BOLÍVIA CRITICAM DANOS SOCIOAMBIENTAIS DE PETROLEIRAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Fevereiro de 2006

10/02/2006 – Indígenas do Peru, Equador e Bolívia acusam a Petrobras de poluir o meio ambiente e desestruturar seu modo de vida, por meio da extração, refino e transporte de petróleo próximo a seus territórios. "Todos os povos que vivem em áreas onde há exploração de petroleiras dão o mesmo depoimento, nunca positivo", disse à Agência Brasil Antenor Karitiano, líder indígena de Rondônia. "Eles falam sobre o estrago do rio, sobre a poluição das matas e das plantações".

Antenor é presidente do Centro de Cultura Indígena, uma organização da sociedade civil que trabalha com a valorização cultural das 38 etnias que vivem em Rondônia. Em dezembro do ano passado, ele participou do Encontro de Articulação Pan Amazônica, que reuniu em Quito (Equador) cerca de 30 indígenas daquele país, além de representantes da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil. O evento foi promovido por três organizações não-governamentais (Oilwatch, Action Aid e Rede Brasileira de Justiça Ambiental), que tinha como objetivo reunir indígenas que sofrem as agressões socioambientais da indústria petrolífera.

No relatório final do encontro, a Petrobras é citada com uma das empresas que mais ameaçam os indígenas do Equador, do Peru e da Bolívia. A contaminação do solo e da água são as queixas mais freqüentes apontadas no documento. Uma das organizadoras da reunião foi a técnica da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Julianna Malerba. A entidade sedia o escritório da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, criada em 2001, atualmente com cerca de 80 entidades participantes.

Julianna contou que o grupo visitou comunidades de agricultores e do povo Quéchua, no interior do Equador, onde atuam as empresas Repsol (espanhola) e a Petro Ecuador (equatoriana). "O povo que nós visitamos não tomava mais banho no rio, por causa de derramamento de óleo. Eles tinham que comprar água para a comunidade", conta Karitiano.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.