LIVRO APRESENTA DENÚNCIAS SOBRE ATUAÇÃO DA PETROBRAS NA AMÉRICA DO SUL

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Fevereiro de 2006

10/02/2006 – O projeto Brasil Sustentável e Democrático, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), publicou recentemente um livro reunindo denúncias que a entidade recebeu de indígenas e populações tradicionais de toda a América do Sul sobre a atuação internacional da Petrobras. O livro, publicado somente em espanhol, se chama ¿Petrobras: integración o explotación? (Petrobras: integração ou exploração?).

Julianna Malerba, técnica da Fase responsável pela publicação, afirma que as denúncias começaram a chegar a partir de 2004, quando houve um movimento equatoriano de resistência ao início da atividade da estatal brasileira no Parque Nacional Yasuni, uma área de proteção ambiental e território do povo Huaroni. No local, já há atividade petrolífera das empresas Repsol (espanhola) e Encana (canadense).

"A Petrobras queria construir duas plataformas de extração, uma estação de processamento e uma estrada de 30 quilômetros dentro do parque", contou. "A partir da mobilização popular, que teve repercussão internacional, o Ministério do Meio Ambiente do Equador suspendeu a licença ambiental. E a Petrobras já anunciou que desistiu da estrada e que pretende construir a estação de processamento fora do parque".

Ainda no Equador, há denúncias de que Petrobras mantém uma área de 5 mil metros quadrados com dejetos de perfuração. "Essa área está coberta com uma lona de borracha que não é sequer capaz de impedir que, quando chove, a água contaminada flua pelo solo contaminando riachos utilizados pela comunidade que vive ao redor dos campos de exploração", relata Julianna. Segundo ela, isso está contaminando a plantação da área.

"Um trabalhador petroleiro denunciou, depois de apresentar doenças de pele, que o próprio médico da empresa havia lhe dito para não se banhar no rio que estava contaminado", diz a pesquisadora da Fase. "O Departamento de Ambiente da província onde se situa o bloco de exploração denunciou, em agosto de 2005, que a empresa estaria descarregando água de formação no rio Coca, próximo à comunidade quechua de Huataraco". No Peru, a estatal brasileira também explora uma reserva próxima a uma área indígena e na Bolívia, tenta explorar dentro de um território indígena, chamado Pilon Lajas.

Ainda segundo Malerba, o objetivo do livro é contribuir para que a sociedade cobre da Petrobras uma postura ética, diferente das outras multinacionais. "Aqui no Brasil as leis ambientais são mais rígidas, não permitem a exploração de petróleo em terras indígenas ou parques nacionais. Essa deveria ser a postura da estatal em todos os lugares onde atua", defendeu a técnica.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.