NÚCLEO DE FAUNA DO IBAMA/RS FAZ LEVANTAMENTO DAS ATIVIDADES EM 2005

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Fevereiro de 2006

(09/02/06) - O Núcleo de Fauna da Gerência Executiva do Ibama no Rio Grande do Sul realizou um amplo e extenso trabalho para avaliar suas atividades em 2005. Por meio desta iniciativa várias ações foram executadas, como o levantamento do número de animais apreendidos e destinados, vistorias em criadouros registrados e ativos e orientação ao comando da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), para que informe ao Núcleo de Fauna, sempre que acontecer uma apreensão de animais silvestres, o nome dos criadouros conservacionistas, comerciais ou zoológicos que estariam aptos a receber os animais.

Além disso, o Nufas orientou os criadores conservacionistas a ajustar e organizar suas instalações, dentro da capacidade prévia, no sentido de facilitar a destinação, o manejo dos animais no cativeiro e estimular a ampliação e melhoria das condições de funcionamento.

Ao longo do ano foram realizados, também, dois importantes cursos de capacitação para os servidores e demais agentes ambientais do estado e municípios. Os cursos foram realizados em convênio com as prefeituras de Novo Hamburgo e Santa Maria e contou com a participação de técnicos do Ibama, colaboradores e representantes do Ministério Público local. Estes cursos tiveram boa repercussão, agilizando o contato entre as diversas instâncias do SISNAMA, padronizando procedimentos e capacitando os agentes para lidarem com a busca, apreensão, manejo e segurança na lida com animais silvestres.

Ao longo do ano foram apreendidos e destinados um total de 5.068 animais pelo Ibama e outros órgãos de meio ambiente do estado. E ainda realizadas 32 vistorias iniciais e mais de 50 periódicas em criadouros conservacionistas visando o acompanhamento de plantel (nascimentos, mortalidade, fugas e transferências de animais que estão em determinada unidade), adequação dos problemas detectados, redistribuição de plantel (quando necessário), e treinamento do pessoal dos Escritórios Regionais – EREGS para facilitar as ações de controle e destinação dos animais apreendidos.

Todas estas ações visam melhorar as condições para recebimento e controle da grande quantidade de animais apreendidos no Estado do Rio Grande do Sul, bem como subsidiar ações futuras, tais como a real implantação do SISNAMA, construção de CETAS tipo A, maior agilidade no destino de animais apreendidos, avaliação de desempenho das ações de fiscalização, maior planejamento em operações “focadas”, através de investigação e parceria com a PATRAM e Polícia Federal.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.