IBAMA ANUNCIA O FIM DA PRIMEIRA FASE DO RESTAURO DA REAL FÁBRICA DE FERRO DE IPANEMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

Iperó (14/02/06) - A gerente Executiva do Ibama no Estado de São Paulo, Analice Pereira, participa hoje, dia 14 de fevereiro, da Cerimônia de Conclusão das Obras da Primeira Fase de Restauro da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, no interior paulista. O conjunto remanescente do primeiro empreendimento industrial brasileiro está sob a guarda do Ibama, através da Floresta Nacional de Ipanema, ainda cumprindo um dos objetivos da criação, em quatro de dezembro de 1810: a formação de mão de obra especializada para o trabalho livre. Onde antes se produzia ferro e aço, hoje, o Ibama, por meio dos programas da Floresta Nacional de Ipanema, capacita e cria mecanismos de inclusão social para a população do entorno da unidade de conservação de uso sustentável, garantido, com o turismo, geração e complementação de renda.

As obras da Primeira Fase de Restauro da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, patrocinadas pela Usiminas/Cosipa, com apoio institucional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, através da Lei Rouanet, custaram R$ 1.154.409,85 (um milhão, cento e cinqüenta e quatro mil, quatrocentos e nove reais e oitenta e cinco centavos) e concentraram-se no conjunto dos Altos Fornos, canal e Cemitério Protestante. O Ministério da Cultura já aprovou a captação de recursos para o restante desse sítio histórico cultural, que o Ibama pretende restaurar, recuperar e revitalizar até 2010, quando será comemorado o bicentenário de criação da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, e empreendendo, através dele, mecanismos de inclusão social para a população do entorno da Floresta Nacional de Ipanema.

Para a Real Fábrica de Ferro de Ipanema, que funcionou oficialmente de 1811 a 1895, embora seus fornos tenham permanecido em atividade até cumprir todos os contratos, foi lavrado o primeiro contratado de trabalho livre assalariado do Brasil, em 1809, com a contratação de uma equipe sueca que faria a implantação do empreendimento. Os recursos naturais – a floresta de mata atlântica, a água do rio Ipanema e as jazidas de magnetita de ferro – foram os motivadores da implantação desse empreendimento de grande porte, no Distrito do Ipanema, criado especialmente para sediá-lo. Como uma sociedade acionista de capital misto, com 13 ações pertencentes à Coroa Portuguesa e 47 ações a acionistas particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, a Real Fábrica de Ferro de Ipanema cumpriu os objetivos traçados para ela: produzir munições, armas e material bélico para o Estado, incluindo canhões da Revolução Liberal e armas brancas da Guerra do Paraguai; e utensílios domésticos, gradis, ferramentas agrícolas, instrumentos de engenharia e engenhos, necessários aos Brasil que nascia como nação. Muitos de seus artigos foram premiados em feiras internacionais. O preconceito ao oficio metalúrgico não permitiu, a principio, que a Real Fábrica de Ferro de Ipanema cumprisse o papel de formação de trabalhadores livres e assalariados: os nacionais achavam que esse era um ofício menor, que deveria ser exercido por escravos. E foram 88 negros, que representavam as 13 ações portuguesas, que passaram a receber os ensinamentos para o desenvolvimento da Fábrica, aprendendo as primeiras letras no final das jornadas, numa sala à luz de velas. O preconceito fez com que a Real Fábrica de Ferro de Ipanema recebesse, como aprendizes, órfãos, filhos de famílias carentes e presos a galé e trouxesse europeus de várias nacionalidades como especialistas na fabricação de ferro e aço.

O Morro Araçoiaba, que faz parte do território da Floresta Nacional de Ipanema, já era explorado desde o início da colonização, onde se produzia ferro pelo método direto, sendo o forno e forjas de Afonso Sardinha, datados de 1589, considerados a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano. A Real Fábrica de Ferro de Ipanema marcou o início da produção indireta do ferro e seus princípios ainda são hoje utilizados pelas siderúrgicas nacionais, sofisticando-se os processos de produção e modificando-se as medidas: as usinas de aço calculam em toneladas o que antes se media em pás, equivalentes a dois quilos. A sobreposição de minerais e combustível continua sendo realizada da mesma forma, retirando-se ainda o ferro líquido do chão.

O conjunto da Real Fábrica de Ferro de Ipanema pode ser visitado de terça a domingo, das oito às 17 horas, quando a Floresta Nacional de Ipanema está aberta aos turistas e escolas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Janete Gutierre)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.