MINERODUTO QUE LIGA MG A ES RECEBE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

(16/02/06) – A Samarco Mineração recebeu hoje do Ibama, a licença de instalação para implantação de um mineroduto de 398 quilômetros entre as unidades industriais de Germano, que vai do município de Ouro Preto, em Minas Gerais, a Anchieta, no Espírito Santo.

O duto será construído para o transporte de polpa de minério de ferro. A maior parte da tubulação, que passa por 25 municípios entre os dois estados, é enterrada e possui proteção anti-corrosiva externa.

Sua construção tem como objetivo acompanhar a crescente demanda por polpa em todo o mundo, além de ser uma alternativa de transporte com custo significativamente menor que o ferroviário.

Com a licença em mãos, a Samarco deve agora apresentar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e a Fundação Cultural Palmares, um documento identificando a existência de onze comunidades remanescentes de quilombos, contendo mapa com suas localizações em relação ao mineroduto. Além disso, devem ser apresentados mapas com as unidades de conservação e os cursos d´água próximos ao empreendimento.

O Programa de Monitoramento da Fauna deve ser apresentado ao Ibama no prazo de 30 dias, juntamente com a relação de nomes dos componentes da equipe técnica envolvida na atividade e o cronograma do monitoramento.

A empresa deverá incluir no programa de monitoramento da qualidade da água, os parâmetros de elementos químicos como chumbo e mercúrio, por exemplo, e apresentar uma proposta de monitoramento das águas subterrâneas na área de influência do duto.

A licença tem validade de três anos e está condicionada ao fiel cumprimento das condicionantes nela apresentadas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Telma Peixoto)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.